Notícias

Tradição e fé: Carreiro há 50 anos

Devoto do Divino Pai Eterno produz carros de boi para participar da Romaria de Trindade (GO).

DESTAQUE_DIVINA_ARTE_26_06_2014O destaque do quadro Divina Arte exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 26, foi para o carreiro José Furtado Pacheco Sobrinho, um devoto fiel do Divino Pai Eterno que neste ano completa 50 anos de participação na Romaria de Trindade (GO). (Assista ao vídeo abaixo)

O carreiro e seu grupo produzem seus próprios carros para a Romaria. José Furtado explica como é o trabalho: “A roda tem três peças, duas cambotas e um meião e tem uma peça que atravessa dentro da madeira que chama arreia, depois da roda vem o eixo e na ponta tem a mexi e tem uma pecinha que segura o eixo para ele não cair, chamada cavia. A mesa do carro tem duas peças por fora chamada cheda, outra chamada cabeçário e na ponta tem o recabém. No meio das chedas tem os quatro cocões que apoiam em cima do eixo para arrastar o carro. No meio deles, tem dois chumaços, a madeira que a gente usa para o carro cantar. Agente fala cantar, mas na verdade o carro explode. A gente aperta ele, ele vai esquentando até fazer aquela cantiga”.

Veja também:

O carreiro relembrou sua infância e contou que a tradição é antiga e motivo de muita satisfação: “A gente foi criado com carro de boi, todos os mantimentos eram carreados. É um prazer, é gostoso para quem gosta e principalmente se o carro for bom para cantar”.

O carreiro relatou ainda que pediu ao Divino Pai Eterno para que ele conseguisse comprar bois, mas não deu certo. Devoto como é, ele acredita que isso pode ter sido uma maneira do Pai evitar que algo ruim acontecesse na vida dele. “A gente tem que ter fé, pedir com fé, fazer nossa parte e olhar se outro lado não está sendo prejudicado. Cada um tem a sua fé, e temos visto muitos milagres”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno