Notícias

Novo cinema e teatro em Trindade

Arquiteta Cynara de Siqueira fala sobre projeto de restauração do espaço cultural.

DESTAQUE_ENTREVISTA_TXT_01_2014_10_20_02

Com a ajuda dos devotos que fazem parte da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), o antigo espaço de cinema e teatro de Trindade (GO), localizado em frente à praça da Igreja Matriz, começou a ser restaurado. O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 20, exibiu entrevista com a arquiteta responsável pelo projeto, Cynara de Siqueira, que falou sobre a obra de restauração, prazo de entrega e contou quais são as novidades previstas para o novo espaço cultural. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: O que tem sido feito e como vai ficar o cinema de Trindade?

Cynara de Siqueira: Esta obra veio para restaurar o antigo cinema de Trindade e deixá-lo com toda a tecnologia que hoje podemos ter a respeito de áudio e vídeo. Então, nós aproveitamos melhor a área, vamos preservar parte dele, vamos restaurar a fachada, que é estilo art decó, e o auditório será ampliado com mais lugares. Nós teremos 595 lugares neste cinema.

Douglas Branquinho: O estilo art decó era o original?

Cynara de Siqueira: O original era o art decó da fachada, que nós fizemos uma pesquisa e realmente como a cidade foi fundada em 1920. O art decó é um estilo que veio da Europa na década de 30 e 40, portando chegou com influência na cidade de Trindade. Também é um estilo arquitetônico presente em Goiânia, um dos maiores sítios de art decó a nível nacional e internacional.

Douglas Branquinho: Quando começou a restauração e qual é a previsão de entrega?

Cynara de Siqueira: O estudo de tudo vem desde um ano, mas com a demanda do Pe. Robson na missão redentorista de ter um lugar bom para difundir essa devoção ao Pai Eterno, resolvemos executar a obra há um mês e pretendemos terminar em três meses, no prazo recorde.

DESTAQUE_ENTREVISTA_TXT_2014_10_20Douglas Branquinho: Como vai ficar o novo cinema?

Cynara de Siqueira: A entrada é a original, será o mesmo portão, inclusive ele será restaurado. Temos o hall com sanitários e bilheteria, e o acesso para o mezanino e as poltronas, que são dos 595 lugares, o palco ao fundo com dois camarins.

Douglas Branquinho: Essa estrutura vai suportar quantas pessoas e que tipo de evento poderá ser realizado?

Cynara de Siqueira: Acredito que serão palestras e seminários. Nós teremos uma tela de 300 polegadas para passar filme e o palco, que é do tamanho dos padrões exigidos.

Douglas Branquinho: As telas de 300 polegadas são iguais as de cinemas de shoppings?

Cynara de Siqueira: Na verdade, o cinema do shopping, é somente um cinema, e aqui nós teremos um auditório e cinema. Ele pode funcionar como teatro e cinema, então teremos uma tela retrátil, que vamos descer juntamente com o lift, e quando for funcionar como auditório, nós podemos recolher a tela e usar o palco para outros eventos.

Douglas Branquinho: É um grande desafio ter que trabalhar em algo assim, ter que manter a parte art decó e ao mesmo fazer algo moderno?

Cynara de Siqueira: Acho que é gratificante poder oferecer para a comunidade um registro cultural para esse povo, justamente no momento em que a devoção ao Divino Pai Eterno está sendo tão divulgada e essa cidade passa a ser tão importante para quem vem visitá-la. Então, acho que é a “cereja do bolo” para um arquiteto poder proporcionar um projeto a nível contemporâneo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store