Notícias

Esporte aliado a educação de jovens

Treinador de futebol há mais de 30 anos, voluntário se dedica à boa formação dos adolescentes.

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2015_04_17_003O treinador de futebol Ismael Pereira da Costa foi destaque no quadro Atitude Cristã, exibido no Programa Pai Eterno desta sexta-feira, 17. Há mais de 30 anos ele é voluntário e treina crianças e adolescentes na iniciação esportiva. São cinco turmas, com mais um menos 180 participantes, em dois turnos. No campo o nome dele não é Ismael, mas sim, “Moranga”. (Assista ao vídeo abaixo)

“Era uma atividade que eu já tinha com adultos, mas via a necessidade de fazer alguma coisa com a criançada. A atividade mesmo, da iniciação esportiva, veio com a condição de que eu poderia fazer. Eu tinha tempo para isso. Quando eu trabalhava no banco eu fazia de manhã e a tarde eu estava no banco. É uma coisa bem prazerosa”, contou o treinador.

Muitos pais fazem questão de acompanhar o treino, e reconhecem a dedicação de Moranga. “Ao invés de estarem na rua, estão brincando, jogando bola, é muito importante”, ressaltou Marcelo Batista de Oliveira, pai de Arthur Henrique Oliveira, 9 anos, que joga como atacante no time. Assim como o saudoso craque Sócrates, o garoto quer ser jogador e também médico. “Eu gosto de treinar com os meus amigos”, disse.

Veja também:

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2015_04_17_002Esse trabalho é de grande importância para muitas pessoas. A dona de casa Lourdes Perpétua da Silva começou a trazer o filho após recomendação médica. Ela contou que os bons resultados vieram logo: “Me indicaram uma atividade física e eu o coloquei no futebol, até porque o irmão dele já faz, então está sendo muito bom, ele se concentra melhor, o professor é muito bom, chama atenção na hora certa, ensina o que tem que ensinar. Eu estou gostando muito”.

Entre um toque de bola e outro, Moranga contribui para que os garotos tenham um futuro melhor. Diferente do que muitos podem pensar, o importante aqui não é formar jogadores profissionais, mas sim, homens de bem. “O que a gente faz aqui é um meio de socializar, eu fico policiando eles, tem alguns que moram longe, e se o treino é 16h, eu cobro o horário direito. Isso é um meio que temos de educar”, pontou Moranga.

Para o treinador, no final das contas, todo o trabalho é recompensado. “Eu tenho ex-aluno trabalhando comigo de manhã, ele é formado em Educação Física, trabalha na prefeitura e a gente faz esse trabalho junto , para não ficar só nisso, se alguém quiser jogar futebol profissionalmente, eu ensino que devem terminar o segundo grau primeiro. Anda o mundo, volta dez anos depois e faz um curso profissionalizante. Essa é a evolução”, afirmou.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno