Segundo ciclo novenário será rezado em Pompeia, Scala e Pagani

Cidades da Itália fazem parte da história de vida de religiosidade de Santo Afonso Maria de Ligório.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_07_003A Itália já foi palco para muitas histórias de santidade em toda a história do Cristianismo. Inúmeros santos e santas da Igreja saíram de terras localizadas no sul da Europa. É na Itália, país vizinho à sede da Igreja Católica, o Vaticano, que acontecem as Novenas Internacionais 2016, rezadas pelo Pe. Robson de Oliveira, junto aos devotos do Divino Pai Eterno do Brasil. A reportagem especial exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 7, mostrou detalhes sobre as cidades de onde será rezado o segundo ciclo novenário. (Assista ao vídeo abaixo)

“Rezar a Novena dos Filhos do Pai Eterno, do Perpétuo Socorro e o Santo Terço, rezar pelas intenções que as pessoas nos mandam nesses lugares sagrados, benditos, é nos colocar diante do Senhor de forma mais próxima, intensa, como se fosse uma Campanha de Fé, um momento de oração forte, de corrente ainda mais forte de preces”, declarou Pe. Robson de Oliveira.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_10_31_005O segundo ciclo das Novenas Internacionais 2016 acontece nas cidades de Pompeia, Scala e Pagani, onde viveu Santo Afonso Maria de Ligório. “Afonso é um missionário, um homem do povo, de Deus, que tinha vontade de ultrapassar seus próprios limites. No desapego da sua vida pessoal, deixando a sua família que era nobre, mesmo sendo um advogado de sucesso, no meio de trauma que ele vivenciou através de uma injustiça, onde ele percebeu a maldade do mundo em uma decisão judicial a respeito de umas terras, ele viu que a vida não tinha sentido. Assim, passou a querer servir a Deus, o que já era um desejo dele, mas que depois disso se ampliou ainda mais. Passou por uma crise de muitos dias no quarto trancado sem comer nada, e saiu com esse interesse fortíssimo em servir a Deus, no sacerdócio”, relatou Pe. Robson.

Seguindo os passos de Santo Afonso, Pe. Robson vai passar por Pagani, na Itália, onde o santo viveu vários anos de sua vida e onde ele morreu em 1787. No local foi construída uma Basílica dedicada a Santo Afonso. “Muitos peregrinos vêm a este lugar, não tanto quanto vão a São Geraldo Magela, porém, vem muitos redentoristas de todas as partes do mundo e vem cerca de 10 mil peregrinos todos os anos para visitar a tumba de Santo Afonso e também conhecer os lugares históricos”, contou Pe. Luciano Panella, reitor da Basílica de Santo Afonso Maria de Ligório.

Veja também:

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_07_006Pompeia fica na região onde nasceu Santo Afonso. Por lá está a Basílica de Nossa Senhora do Rosário. No segundo ciclo novenário das Novenas Internacionais 2016, o Pe. Robson pedirá também a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro rezando diretamente do local. Para o vice-reitor da Basílica, Ivan Licínio, a Oração do Rosário é a principal da Igreja. “Tantos papas nos recordam a oração do Rosário. Papa Francisco nos disse que o Rosário é a oração do seu coração. Podemos dizer que é a oração do coração de todos os cristãos, pois é através da nossa oração, a nossa Mãe Maria, nós alcançamos o coração do filho, onde todos nós sentimos acolhidos, perdoados e amados. Através dessa oração nós podemos confiar toda a nossa vida e a vida dos que amamos nos braços da querida mãe. Somos seguros a poder apreciar assim como podemos apreciar os braços da nossa mãe na Terra. Poder apreciar assim o afeto e a doçura de Maria e experimentar a misericórdia de Deus”, pontuou.

A devoção na cidade teve início por volta de 1872 com um chamado da Virgem Maria ao Beato Bartolo Longo. “O Santuário de Pompeia dialoga com todo o mundo, como era o desejo do fundador do Santuário, o Beato Bartolo, que doava aos imigrantes que partiam do Porto de Nápolis para a América, imagens de Nossa Senhora do Rosário e livros de orações”, contou o arcebispo de Pompeia, Tommaso Caputto.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_07_004Na parte montanhosa da região da Campânia, na província de Salermo, fica Scala. A cidade é bem pequena com de 1,5 mil habitantes. “Santo Afonso fundou aqui em Scala em 9 de novembro de 1732 a Congregação dos Missionários Redentoristas, e portanto, a primeira cidade afonsiana. O primeiro encontro de Santo Afonso com os mais pobres e abandonados e, portanto, a intuição de fundar uma congregação de missionários”, relatou Pe. Vicenzo Loiodice, Missionário Redentorista.

É na pequena gruta de Scala, onde Santo Afonso escreveu as Regras da Congregação Redentorista, que o Pe. Robson vai rezar o Santo Terço. A vista do lugar é panorâmica, um verdadeiro convite à oração. Nos próximos dias, o Programa Pai Eterno seguirá os passos de Santo Afonso Maria de Ligório, este santo e doutor da nossa Igreja. As reportagens mostrarão em detalhes os lugares onde se passou toda a história, falar sobre a espiritualidade de Santo Afonso e também a criação da Congregação do Santíssimo Redentor. Além de Pagani, Pompeia e Scala, o Programa vai mostrar Marianela, onde Afonso nasceu e foi batizado. Acompanhe!

Confira a versão completa desta reportagem no Canal Pai Eterno, no Youtube.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store