Conheça o Santuário Internacional de N. Sª do Perpétuo Socorro

Localizado em Roma, na Itália, é de lá que Pe. Robson de Oliveira reza o terceiro ciclo da Novena Internacional 2016.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_23_001O Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 23, exibiu uma reportagem especial sobre o Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado em Roma, na Itália, onde está guardado o quadro, Ícone, original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É nesta igreja que o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira, reza o terceiro ciclo da Novena Internacional 2016. (Assista ao vídeo abaixo) 

Em 1855, os Missionários Redentoristas adquiriram na Via Merulana, próximo à Basílica de Santa Maria Maior, uma propriedade a fim de construir no local uma igreja e um convento. Neste lugar descobriram ruínas de uma antiga construção, um verdadeiro tesouro.“Quando estavam construindo a Igreja se deram conta de que neste lugar havia antes um Santuário muito famoso, dedicado a uma virgem milagrosa, que se chamava Perpétuo Socorro. Naquele tempo, um dos redentoristas havia sido acólito dos Agostinianos, que eram sacerdotes anteriores do antigo Santuário, que se chamava São Mateus. E foi assim que os redentoristas tiveram mais entusiasmo para dar força a essa igreja”, relatou Pe. Arturo Martinez, reitor do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_23_004O quadro original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tinha ficado esquecido por anos na igreja em ruínas. Com a nova igreja pronta, os Missionários Redentoristas pediram ao Papa Pio IX a responsabilidade de ficar com o quadro original da Virgem do Perpétuo Socorro. “O Papa, no ano de 1866, entregou o Ícone aos Missionários Redentoristas. Por isso, datas importantes com respeito à Virgem. Uma será o dia 11 de dezembro de 1865, em que o Papa Pio IX escreveu a carta oficial para que os redentoristas pudessem contar com Ícone. Outra data importante será 25 de abril de 1866, em que o Ícone foi posto à veneração pública das pessoas”, ressaltou Pe. Arturo.

As ruínas deram espaço a um novo templo religioso, que primeiramente recebeu o nome de Santo Afonso e mais tarde um novo título: Santuário Internacional da Mãe do Perpétuo Socorro. A igreja fica anexa à Casa dos Redentoristas, em Roma. Milhares de peregrinos visitam o Santuário todos os anos. O Ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica sobre o altar desde 1866.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_23_002“É um lugar incrível para mim, pois venho sempre para ver Nossa Senhora. Sou muito devoto, ela me guia, apesar da minha fraqueza, como Deus está sempre muito próximo a mim. Eu sinto sua verdadeira presença, posso sentir a presença Dele aqui próximo ao Santuário, guiando-nos para o caminho mais perto do sagrado. E, apesar de todos os sinais de sofrimento, ela está lá, meditando com o seu filho”, Pe. Jean Pierre, peregrino do Líbano.

Ainda no altar, logo acima do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, está o afresco que retrata Jesus na glória dos céus, acompanhado de Maria e José. A riqueza em detalhes por toda a igreja, tanto pelas paredes como no teto, encanta quem passa pelo local. “É a primeira vez que eu visito. Estou aqui há apenas um minuto, mas vejo a grandeza de Deus. Ele está muito alto, e nós somos tão pequenos. Então, quando você vem e vê pela primeira vez, você percebe e a exuberância e olha para cima para Deus, e olha para a outra coisa”, declarou o empresário do Líbano, Arz. Dajib Fadous.

Antes de chegarem ao altar, os fiéis são convidados à oração de várias formas. Primeiro pela Via Sacra retratada nos quadros expostos ao longo de todo o corredor da nave central. É possível contemplar também pequenos altares laterais para a veneração de santos da igreja. Entre eles, podemos destacar os redentoristas: Santo Afonso e São Geraldo Magela.

Veja também:

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_23_003No Santuário Internacional da Mãe do Perpétuo Socorro acontecem de três a quatro celebrações por dia em idiomas diversificados a fim de atender os peregrinos de várias nacionalidades que visitam a igreja. A sacristia é dividida entre o espaço para paramentação dos padres e a lojinha com artigos religiosos. Atualmente, este ambiente fica sob a responsabilidade da Ir. Sour Lilibeth, que veio das Filipinas para servir no Santuário. Ela pertence a uma Congregação jovem, chamada, Irmãs da Caridade e do Bom Perpétuo Socorro. “Servir aqui neste Santuário é uma honra e um prazer para mim, como freira da ordem do Perpétuo Socorro. Uma coisa que você pode ver é as pessoas, o quão boas elas são, a devoção que elas realmente praticam em relação à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para mim, como parte do meu apostolado e do meu serviço aqui é um grande prazer”, disse.

Em 27 de junho deste ano, padres e irmãos da comunidade redentorista em Roma celebraram o jubileu de 150 anos de trabalho e envolvimento com a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Teve celebração na Basílica de Santa Maria Maior, seguida de procissão até o Santuário Internacional da Mãe do Perpétuo Socorro.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_22_008No último ciclo novenário na Itália é nessa Igreja tão especial redentorista em Roma, que Pe. Robson vai reza a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É um lugar que guarda toda a história de veneração do Ícone original. Uma devoção que, graças aos padres e irmãos da Congregação do Santíssimo Redentor, vem conquistando fiéis por todo o mundo.

“Nesta Igreja temos o Ícone do Perpétuo Socorro, que é como o atrativo principal em nível mundial, pois foi nessa igreja que surgiu a Virgem para todo o mundo. Esta é a importância desse Santuário, tem o Ícone original do Perpétuo Socorro e sua mensagem é de muita profundidade. É um Evangelho resumido com a tradição grega, bizantina, e é um Ícone que saiu daqui para todo o planeta”, concluiu Pe. Arturo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno









Newsletter