Evangelização

Entrevista: Igrejas Jubilares na Arquidiocese de Goiânia

Pe. Rodrigo de Castro fala sobre a determinação do Papa Francisco e sobre a Indulgência Plenária.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2017_02_06_001A entrevista desta semana, exibida nesta segunda-feira, 6, no Programa Pai Eterno, falou sobre o Jubileu de Diamante da Arquidiocese de Goiânia. Em comemoração aos 60 anos de trabalho e evangelização na região metropolitana de Goiânia (GO), o Papa Francisco autorizou e determinou novas Igrejas Jubilares, em que os fiéis podem receber a Indulgência Plenária. Quem falou sobre o assunto foi o reitor do Santuário Sagrada Família, Pe. Rodrigo de Castro.

Talíta Carvalho: Padre, a gente sabe que o papa autorizou novas Igrejas Jubilares para Indulgência Plenária, em comemoração aos 60 anos da Arquidiocese de Goiânia. Mas, o que vem a ser Igreja Jubilar?

Pe. Rodrigo de Castro: A Igreja Jubilar é apontada pelo Papa Francisco, como aquela igreja onde o fiel, indo visitar, estando presente naquela igreja para qualquer ato litúrgico, ele recebe a graça da Indulgência Plenária. As Igrejas Jubilares são nominadas pela Santa Sé e dão a essas pessoas que visitam, celebram, participam, que vão em espírito de peregrinação a essas igrejas, o dom de lucrar as indulgências.

Talíta Carvalho: Como a Igreja define Indulgência Plenária e por que ela é importante para a vida cristã?

Pe. Rodrigo de Castro: A Indulgência Plenária tem a grande graça de apagar os resíduos do nossos pecados. Pecado confessado é pecado perdoado. Porém, todo pecado deixa a mancha na sua essência de pecado. Quando nós pecamos, nós ferimos a Deus no ato de liberdade e, ferindo o nosso Deus, nós buscamos o Sacramento da Reconciliação, buscando assim apagar os nossos pecados. O dom das Indulgências apaga por inteiro todo o resíduo do pecado confessado. O ano santo da misericórdia vai até o dia 17 de junho. Até esse dia, é possível lucrar Indulgência Plenária na Catedral Metropolitana de Goiânia, em Goiânia (GO), no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO); no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santuário Sagrada Família, em Goiânia; na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida de Goiânia (GO); e na Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, em Senador Canedo (GO). Nessas seis igrejas, nós podemos lucrar a Indulgência Plenária. Precisamos ir a essas igrejas em espírito de peregrinação. O que nem sempre significa peregrinar, mas sim ir neste espírito, estar inclinado com este desejo voltado para estas igrejas.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2017_02_06_002

Talíta Carvalho: Um grande presente este documento enviado pelo papa:

Pe. Rodrigo de Castro: Um grande presente, um grande dom para toda a arquidiocese, que se espalha para todo o nosso País, para esta grande graça e esta grande verdade. São as bênçãos do Divino Pai Eterno alcançando o nosso povo de uma forma pontifícia, com a bênção, a autoridade e tudo aquilo que o Santo Padre, o Papa Francisco, concede à nossa Igreja, por ser o nosso pastor.

Veja também:

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store