Notícias

É dia de celebrar a memória do venerável Pe. Pelágio!

De origem alemã, ele veio em missão ao Brasil, e foi em Trindade (GO) que passou parte da sua história.

Hoje, 23 de novembro, é um dia especial para os Missionários Redentoristas da Província de Goiás. É o dia de celebrar a memória do venerável Pe. Pelágio. Já existe no Vaticano, um processo para que ele se torne santo da Igreja. O Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 23, exibiu uma reportagem especial sobre este assunto. (Assista ao vídeo abaixo)

De origem alemã, Pe. Pelágio Sauter, missionário redentorista, veio em missão ao Brasil. E foi em Trindade que passou boa parte da sua vida e da sua história. “Eram 15 filhos. Ele é o décimo filho. Desde menino queria ser padre. Ele não pode entrar logo para o seminário porque tinha que ajudar os pais na roça. Já com 18 anos ele entrou no seminário dos Redentoristas”, explicou Pe. Clóvis de Jesus.

Pe. Pelágio sempre viveu em prol do próximo e passou seus dias nos trabalhos de evangelização. Em Trindade, ele foi muito importante e marcou a história da Capital da Fé de Goiás. “Ele era o rei, era tudo em Trindade. Tanto que chegava um padre lá, a criançada dizia que era mais um Pe. Pelágio. Ele era o prefeito, o consultor, era tudo”, pontuou Pe. Clóvis.

Moradora de Trindade, Maria Angélica Braga Pereira guarda na memória apenas boas lembranças de Pe. Pelágio. “A gente ia para a catequese e a gente ganhava ponto. Tinha os grupos com as catequistas, tinha os livros. Isso tudo era serviço do Pe. Pelágio. Então, a gente pegava os pontos para no fim do ano ter leilão. Isso incentivava as crianças, ele incentivava e a gente usava os pontos para comprar carrinho, boneca, roupa.  Além disso, Pe. Pelágio gostava muito de teatro, para alegrar a cidade. Eu participava, fui a Branca de Neve”, lembrou.

Veja também

Devido à atenção e o carinho que tinha para com todos os fiéis que se aproximavam dele, Pe. Pelágio ficou conhecido por sua santidade e popularidade. Ele morreu exatamente há 57 anos. O processo para a beatificação está em andamento. “Contamos com Dom Washington, os nossos padres também acompanham. Ninguém é contra, o povo também não é”, comentou.

Pe. Pelágio viveu 52 anos no Brasil e faleceu em Goiânia. No dia 7 de novembro de 2014, o Papa Francisco o proclamou como venerável, o que já é parte do processo para a beatificação. Agora todos esperam, cheios de esperança, pelo título de beato e depois o de santo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno