Turismo religioso em época de Romaria

  10 de julho de 2018 • 11h13 • Atualizado em 13/07/2018 • 11h05

Fernando Carlos Pereira – presidente do Conselho Municipal de Turismo

Para melhor acolher os mais de 2,5 milhões de romeiros que passam por Trindade (GO), os comerciantes da cidade se reorganizam e investem nos negócios. O turismo religioso na Capital da Fé de Goiás sempre trouxe um desenvolvimento econômico-social. Em época de Romaria, isso se intensifica.

Durante a Festa em louvor ao Divino Pai Eterno, é expressivo o aumento na procura por pousadas, restaurantes, produtos religiosos e outros serviços. O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Fernando Carlos Pereira, explicou: “A procura nos hotéis e pousadas aumenta bastante. Em torno de 60, 70%. Na quinta-feira, dia do Desfile dos Carros de Boi, 100% das pousadas estão ocupadas.”

A Romaria muda completamente o cotidiano da cidade. De 120 mil habitantes, Trindade recebe, nos dez dias, mais de 2,5 milhões de pessoas, o que causa grande impacto em várias áreas. “Nossa cidade recebe muitas pessoas em dez dias. Imagine o volume de renda para o município. Não somente o lado financeiro, mas também muitos empregos formais e informais. Isso traz mais condições pra gente.”

Para o empresário Amauri Amadeu é uma grande oportunidade de aumentar as vendas. “Eu considero a Festa como o meu décimo terceiro. Dá um up na parte do comércio aqui na loja também”, afirmou.

Quem passa pela Festa não deixa de levar uma lembrancinha para aquela pessoa querida. A romeira Maria Guimarães Vaz, de Cezarina (GO), ressaltou: “Eu levo para minha filha, para meus netos, minhas amigas também. Eu gosto muito daqui. Só de falar que estive aqui, me sinto feliz.”

Os dez dias de Festa se encerraram, mas a Romaria continua. Muitas caravanas chegam, todos os dias, e, principalmente nos finais de semana, para celebrar o Pai Eterno, aqui, na Casa do Pai.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Fonte: Afipe

Veja Também