Hoje é o Dia da Compreensão Mundial

Confira entrevista com o Missionário Redentorista, Pe. Reinaldo Martins.

Hoje, 17 de setembro, é o Dia da Compreensão Mundial. A data celebrada todo ano tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre um ato que pode contribuir com a paz no planeta. A compreensão nada mais é que uma forma de respeitar o próximo.  Este foi o tema da entrevista exibida no Programa Pai Eterno com o Pe. Reinaldo Martins, diretor das Obras Sociais Redentoristas. (Assista ao vídeo abaixo)

Dayane Rodrigues: Padre, o que o Dia da Compreensão Mundial representa para a Igreja e para a sociedade?

Pe. Reinaldo Martins: A compreensão está no centro do Evangelho e Jesus soube compreender a humanidade, por isso, ele doou a sua vida. A compreensão exige relacionamento com alguma coisa, algo ou com pessoas. Quando nós lidamos com algo, estamos lidando com o diferente, com pensamentos, ideais, diferenças de idade, religiosas, diferenças políticas e isso exige de nós um esforço. Então, a palavra compreensão muito bonita, pois ela nos convida a pegar algo do outro, não no sentido de tomar posse, mas no sentido de assimilar aquilo, compreender o outro e saber lidar de forma justa, igualitária.

Dayane Rodrigues: Qual é a importância de aprender sobre a diferença, a tolerância e o respeito desde a infância? Como ensinar isso para as crianças?

Pe. Reinaldo Martins: Eu costumo dizer que a criança nasce sem preconceitos, totalmente compreensiva, e com o tempo, ela vai assimilando dos pais, das pessoas que a cercam aquilo que lhe é transmitido. São valores que ela pega para si e isso vai fazendo com que a criança vai discernindo, seguindo exemplos e tendo como certo. Então, a criança vai sendo moldada no percurso da sua vida. Lógico que isso não tira a liberdade da criança de se auto formar, mas devemos ter muito cuidado com aquilo que transmitimos de modo especial para as nossas crianças, pois podemos formar uma criança de um modo muito perigoso, tanto nos valores religiosos, nos valores sociais, políticos, pois essa é a nossa responsabilidade.

Dayane Rodrigues: Como devemos agir no dia a dia para tornar pessoas mais compreensivas?

Pe. Reinaldo Martins: Quando nós celebramos o Dia da Compreensão Mundial nós somos convidados a valorizar o ser humano, a pessoa humana e tomar consciência da nossa condição neste mundo. Então, Jesus nos chama novamente a valorizar o ser humano acima da lei. A lei está para o ser humano e não o ser humano para a lei. Então, isso é muito bonito. Olhos fixos em Jesus.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno