Evangelização

O Sacramento do Crisma: a confirmação da fé em Deus

É nesta confirmação que o cristão recebe o dom do Espírito Santo para seguir na vida como filho do Pai Eterno.

O Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 20, exibiu mais uma reportagem especial sobre os Sacramentos da Igreja Católica. Desta vez, o Crisma foi o destaque. Seus conceitos e importância na vida cristã foram abordados pelo Missionário Redentorista, Pe. Bráulio Maria Pereira. (Assista ao vídeo abaixo)

O objetivo principal do Sacramento do Crisma é reafirmar a fé em Deus. É nesta confirmação que o cristão recebe o dom do Espírito Santo para seguir na vida como filho e filha do Divino Pai Eterno, como membros legítimos da Igreja Católica. “O Sacramento do Crisma, ou a confirmação, como também pode ser chamado, é o Sacramento que nós dá o Espírito Santo, que nos torna verdadeiros soldados de Cristo e que nos aperfeiçoa na vida cristã, nos torna de fato, cristãos perfeitos, porque é o Batismo que nos torna cristãos. Já o Sacramento da Crisma, nos aperfeiçoa, nos torna perfeitos cristãos”, afirmou Pe. Bráulio.

Durante a celebração, o devoto recebe os sete dons do Espírito Santo, sendo encorajado e fortalecido para uma vida de testemunho e amor de Deus. “É muito importante lembrarmos que o Espírito Santo age em nossa vida por meio deste Sacramento, nos dando de forma plena os seus sete dons: sabedoria, entendimento, fortaleza, temor de Deus, piedade, conselho e a ciência de todas as coisas, que precisamos saber para vivermos a nossa fé”, pontuou o padre.

Veja também:

É importante lembrar também que a matéria deste Sacramento da confirmação, do Crisma, é justamente a imposição das mãos do bispo ou de quem ele confere este poder, a unção que é feita na testa daquele que recebe este Sacramento. O óleo do Crisma é composto por azeite perfumado e rezina balsâmica e é consagrado pelo bispo na Quinta-feira Santa. Ele representa a alegria, a força e a saúde.

Reinaldo Simão Moreira de Souza, catequista, afirmou que a preparação para o Crisma é uma fase que o cristão experimenta Deus por meio dos Sacramentos. “O adolescente fica dois anos para fazer sua preparação, para ter realmente a sua convicção; e o adulto fica um ano, pois já sabe o que quer. Então, é por isso que este Sacramento é tão importante para a nossa vida”, afirmou.

Segundo o catequista, o período de aprendizado é fundamental para que os cristãos conheçam toda a doutrina da Igreja Católica. “Através da preparação do Crisma é ensinado todo a doutrina católica. Tudo que abrange os Sacramentos, os Mandamentos da Igreja, falamos sobre virtudes e tudo mais baseado no catolicismo. A pessoa conhece Deus através disso”, completou Reinaldo.

Para a aposentada Emiliana Esméria da Paz, quem decide fazer a confirmação sente uma transformação de vida. “É uma virada de águas na minha vida. Então, para mim é muito importante saber mais sobre a religião e a vida cristã”, afirmou.  Ricardo Maciel de Freitas, comerciante, completou: “Eu tenho buscado conhecimento e isso tem feito a diferença na minha vida. Saber mais sobre Deus e participar mais”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno