Evangelização

Cracóvia e Tórun: cidades de forte devoção a São João Paulo II

Conheça alguns dos locais da Polônia, onde serão rezadas as Novenas Internacionais neste ano.

Nesta semana, o Programa Pai Eterno exibirá uma sequência de reportagens especiais sobre os locais e cidades, onde serão rezadas as Novenas Internacionais na Polônia. Nesta segunda-feira, 22, o destaque foi a Cracóvia, terra de São João Paulo II, o primeiro Papa polonês, aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. (Assista ao vídeo abaixo)

Assim como em todo o país, na Cracóvia também existem várias homenagens a São João Paulo II. Uma delas é o Centro João Paulo II, tido como uma continuação do legado deixado por ele. Mais do que um monumento, o local leva os visitantes ao encontro de seus pensamentos e santidade. Anualmente, milhares de pessoas passam pelo local.

O Centro foi construído nas instalações da antiga fábrica que pertencia a uma empresa química belga. O lugar está associado à juventude de Karol Wojtyla, que trabalhou nessa empresa numa tentativa de fugir da prisão na época da Segunda Guerra Mundial. Na parte inferior do local, algumas capelas guardam relíquias de João Paulo. Em todo o complexo religioso é possível ter acesso a vários objetos que marcaram a vida dele. Em exposição está uma vestimenta que santo usava quando foi atingido durante um atentado na Praça São Pedro, no Vaticano.

“Somente aqui neste lugar é que ela foi exposta ao público, depois de ser oferecida ao museu pelo senhor cardeal. É possível ver na batina o lugar perfurado pela bala, que atingiu o corpo do Santo Padre e, por isso também, as marcas de sangue na parte de traz, contrastando com a brancura da batina. A mensagem da Misericórdia que o Papa João Paulo levou para todas as pessoas do mundo, durante todo o seu pontificado foi marcada pelo sangue derramado. Quando nós encontramos aqui neste santuário com os peregrinos do mundo inteiro, como também os peregrinos da Polônia e, principalmente, com muitos jovens que vêm aqui, fazemos a eles exatamente estas perguntas e pedimos que tentem responder: O que aconteceria e como seria a nossa liberdade? Como seria o mundo, se naquele dia do atentado ele não sobrevivesse?”, ressaltou o Pe. Krzysztof Kraulzyk, responsável pelo Santuário do Centro João Paulo II.

É neste local que será rezado o primeiro ciclo da Novena dos Filhos do Pai Eterno, durante as Novenas Internacionais. A beleza da decoração deixa qualquer um admirado. Tudo foi pensado nos mínimos detalhes: as portas de bronze retratam São João Paulo e as pedras e concreto arquitetônico dão um toque todo especial. Os mosaicos, resultado de um trabalho minucioso de um artista esloveno, estão por toda parte e enchem os olhos de quem tem a oportunidade de visitar o local.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Ele teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polônia e também como parte marcante de sua história, beatificou mais de 1,3 mil pessoas, um número maior que todos os seus antecessores.

Santo Terço

A cidade de Tórun tem um Santuário dedicado a João Paulo II e à Virgem Estrela da Nova Evangelização. Um espaço todo especial, com arquitetura diferenciada, planejada para abrigar a imagem da imaculada. É nele que será rezado o primeiro ciclo internacional do Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno.

O presbitério segue o modelo do Vaticano e abriga uma estátua do Papa ao centro. A Imagem de Nossa Senhora de Czestochowa, a padroeira da Polônia, também está no local. Diante dela, durante todos os anos de seu pontificado, João Paulo rezou e demonstrou sua devoção. Já na parte inferior da igreja, foi construída a Capela da Memória, dedicada aos mártires poloneses que foram mortos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O lugar tem escrito nas paredes os nomes das pessoas que morreram por terem ajudado os judeus em um dos períodos mais tristes da história da humanidade.

No Santuário, o que também chama a atenção são os vitrais. Obra de arte com um jogo de cores impressionante para retratar o Santo Padre em vários momentos de seu pontificado. O local é propício para vivenciar a fé e a devoção a ele e também a Nossa Senhora.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno