Evangelização

Conheça a história de São Maximiliano Kolbe

O Segundo Ciclo das Novenas Internacionais, na Polônia, será rezado sob sua intercessão.

O Programa Pai Eterno desta semana exibirá uma série de reportagens sobre a história de vida e trajetória religiosa de São Maximiliano Kolbe. O Segundo Ciclo das Novenas Internacionais será rezado sob sua intercessão. A Novena do Pai Eterno, que começa nos próximos dias, será rezada na Basílica de Niepokalanow, na cidade de Teresin, na Polônia. (Assista ao vídeo abaixo)

Na época, a igreja foi fundada pelo santo depois de ter ganhado o terreno como doação. Em 1980, o então Papa João Paulo II concedeu ao templo, o título de Basílica Menor. “Quando Maximiliano soube que ele havia recebido essa área, isto é, cinco regiões de terra, ele começou a construir esta capela. Isso foi no ano 1927. Claro, que tanto os irmãos, como a população local o ajudaram. Este lugar onde estamos agora consiste de duas partes: da capela e outra, onde há quartos residenciais”, explicou Pe. Jacek Staszewski.

Na Basílica, de arquitetura imponente, é possível encontrar relíquias de São Maximiliano. Outras devoções também estão presentes, como o quadro com a imagem da Divina Misericórdia, devoção que teve origem na Polônia e ficou conhecida em todo o mundo. E uma das capelas, dentro da igreja, é em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa, a padroeira da Polônia, conhecida como a Virgem Negra. Elas também serão lembradas nos ciclos da Novena Internacional da Polônia.

O santo da Igreja Católica tinha um amor incondicional por Maria e fundou o movimento de apostolado mariano, chamado de Milícia da Imaculada. A sede fica no terreno de Niepokalanow, que significa Cidade da Imaculada, onde foi construída a Basílica. São Maximiliano venceu muitas dificuldades em sua missão. Todo o esforço sempre foi para levar o nome da Imaculada e de Jesus Cristo ao maior número de pessoas. Grande parte do trabalho era feito junto à imprensa, com publicações em revistas e outros materiais voltados à evangelização. Toda essa fé, ele aprendeu em casa com os pais que sempre foram muito religiosos.

Veja também:

São Maximiliano Kolbe era de família pobre, os pais eram operários humildes, porém muito ricos na fé e na religiosidade. Essa educação cristã foi passada para São Maximiliano que acabou entrando para a vida religiosa e se tornou o padroeiro especial das famílias em dificuldades.

Esse título ele recebeu porque salvou um pai de família durante o tempo em que esteve preso em um dos campos de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, Maximiliano se voluntariou para morrer no lugar dele, que tinha pedido socorro dizendo que tinha filhos para criar. Por esse motivo, Maximiliano Kolbe ficou conhecido como o mártir da caridade.

“Maximiliano, dando a sua vida, mostrou que possível viver o Evangelho. É claro que foi uma decisão difícil e nem todos teriam a coragem que ele teve, mas com certeza, a atitude dele, para com os outros, mostrou que neste lugar, apesar das dificuldades com os prisioneiros, todos são capazes de superar todos os desafios e da Mãe Imaculada. Maximiliano nos ensinou isso, mostrando em sua atitude quem ele é”, ressaltou Pe. Jacek Staszewski.

Na cidade da Imaculada, fica a Capela de São Maximiliano, local onde será rezado o Santo Terço. Lugar simples, todo revestido em madeira e que inspira a fé e a devoção.  Por lá é possível se colocar aos pés da imagem da Virgem Maria, de quem ele era muito devoto, e ainda relembrar um pouco da história de São Maximiliano em quadros espalhados pelo espaço.

Zdunska Wola é a cidade natal de Maximiliano Kolbe, onde fica a histórica Igreja da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria e onde os pais dele se casaram. Também foi neste lugar que Maximiliano recebeu o Sacramento do Batismo. Neste local acolhedor e cheio de história, será rezada a Novena do Perpétuo Socorro.

As capelas nas laterais da igreja chamam a atenção e inspiram ainda mais a devoção. Uma delas, por exemplo, é dedicada ao santo polonês. Tem um quadro em sua homenagem e uma de suas relíquias que é preservada até hoje. Na capelinha foi colocada ainda a Imagem da Imaculada, por quem Maximiliano sempre nutriu muito amor. A Divina Misericórdia também tem seu cantinho especial em uma das capelinhas. E nas paredes, as pinturas retratam a Virgem Maria de várias formas. Desenhos marcados por muitas cores e traços singelos. A Novena rezada nesta igreja com certeza será um momento de renovação da fé relembrando a história de São Maximiliano Kolbe, esse santo que foi e continua sendo exemplo de paz e bondade para o mundo inteiro.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno