Notícias

Novembro Azul: A importância do diagnóstico precoce

Especialista em controle de infecção hospitalar, Lidiane Castro Figueiredo, fala sobre o tema. Confira!

O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 12, exibiu uma entrevista especial com a enfermeira especialista em controle de infecção hospitalar, Lidiane Castro Figueiredo, sobre a campanha de prevenção ao câncer de próstata Novembro Azul. Ela ressaltou a importância da informação, do diagnóstico precoce e ainda destacou a oração como uma grande aliada ao tratamento. (Assista ao vídeo abaixo)

Dayane Rodrigues: Qual a importância em falar do câncer de próstata na sociedade?

Lidiane Castro: Primeiramente é para conscientizar a população, principalmente os homens, que geralmente não gostam de cuidar da saúde. Então, é um mês focado para essa prevenção. Lembrando que cuidar da saúde do homem é algo necessário durante todo o ano.

Dayane Rodrigues: Muitos homens não se sentem a vontade para falar sobre este assunto. Como podemos agir, ajuda-los e alertá-los quanto a isso?

Lidiane Castro: Tem a questão do medo de falar sobre a doença. A principal forma de ajudar é levando a informação. Lembrando que é uma doença silenciosa, que acomete muitos homens com o passar da idade. Temos uma estimativa para os próximos dois anos de ter mais de 68 mil novos casos no Brasil. Então, é importante levarmos a informação, porque é necessário falar sobre este assunto.

Dayane Rodrigues: Como a prevenção pode ajudar no diagnóstico?

Lidiane Castro: A prevenção é o fator primordial. Se há uma qualidade de vida, uma vida saudável, uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico, não ingestão de bebida alcoólica, se não fuma. São todos fatores que ajudarão a prevenir a doença. Então, quando faz a prevenção, procura-se o médico regularmente, há uma grande chance de descobrir a doença precocemente e fazer um tratamento mais efetivo.

Dayane Rodrigues: Neste último fim de semana, as Obras Sociais Redentoristas promoveram um seminário para falar tanto da importância do câncer de mana, quanto do câncer de próstata. Como que as pessoas receberam o seminário?

Lidiane Castro: É um evento muito importante. A população necessita de falar sobre este assunto. Então, foi um evento de grande valia, de grande importância com a participação muito boa da população.

Dayane Rodrigues: Qual a mensagem você deixa para quem está passando por esta fase difícil com a doença?

Lidiane Castro: Que as famílias que estão passando por uma situação com um diagnóstico de câncer de próstata, ou até mesmo outro tipo de câncer, que tenham a fé a esperança e que a oração é o nosso alicerce para superarmos essa doença. É um momento muito difícil, de muita tristeza, mas com fé e oração tudo se vence.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno