Notícias

Família mantém tradição e monta presépio há 35 anos

Tradição católica celebra uma das datas mais importantes do calendário religioso, 25 de dezembro.

Neste tempo que antecede o Natal é comum que as pessoas montem presépios em casa e nas igrejas também. Construídos em vários tamanhos, eles representam a cena do nascimento de Jesus Cristo e são reconhecidos uma tradição católica para celebrar uma das datas mais importantes do calendário religioso, o dia 25 de dezembro. (Assista ao vídeo abaixo)

O presépio é um dos símbolos que retratam a renovação da fé no Natal. “Primeiramente, o presépio é uma imagem deste encontro de Deus com a pessoa humana. Deus vem ao nosso encontro e vem especialmente na nossa forma humana. Então, a devoção que o pessoal têm e a reverência que o pessoal tem em fazer e montar o presépio é justamente para celebrar este encontro do nascimento de Jesus Cristo por meio da sua humanidade, o sinal do amor de Deus, que transforma, liberta e salva a todos nós”, comentou Pe. João Batista de Lima, coordenador de Liturgia.

Na casa das irmãs Dorcelina, Maria Augusta e Teresinha, montar o presépio é uma tradição familiar. Elas mantêm o costume com muito amor e capricham em cada detalhe. “A tradição vem da minha avó materna, Rita Joaquina e dois tios também. Então, eu sigo esta tradição já tem 35 anos. Cada ano eu sempre mudo alguma coisa pra não ficar tão repetitivo e com isso só aumenta o tamanho dele. Eu faço isso com muito prazer!”, contou Dorcelina Augusta Chaves, dona de casa.

Segundo ela, neste ano a novidade foi a Imagem de São Francisco. “Foi ele que colocou o primeiro presépio no mundo, na Itália em 1223. E este presépio nunca foi desfeito, ele continua no mesmo lugar e as pessoas fazem visitas, admiram a beleza”, ressaltou.

Veja também:

Das três irmãs, Dorcelina é a responsável pela montagem e criação. A família reconhece o dom da dona de casa e faz questão de prestigiar. “Ela faz tudo com muita fé e para homenagear eu e a minha outra irmã, ela coloca três Jesus no presépio. O meu fica na casinha de joão de barro, o outro na gruta. Agradecemos e admiramos este dom que ela tem e toda a família vem por aqui para ver o presépio. Temos que seguir a tradição de Jesus, da Sagrada Família”, afirmou a aposentada Maria Augusta Chaves.

A casa é abençoada pelo Divino Pai Eterno e a família toda faz questão de manter a tradição repassada dos avós. “A devoção ao Pai Eterno é muito grande na minha vida e na minha família. Somos associados à Afipe, ajudamos e é uma ajuda que fazemos que traz o bem para nós e para todo mundo”, concluiu Dorcelina.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno