Evangelização

Guirlanda de Natal: saúde e prosperidade

Artigo de decoração enfeita casas durante período de espera pelo nascimento do Menino Jesus.

Nesta semana, o Programa Pai Eterno está exibindo reportagens especiais sobre a simbologia do Natal.  Árvore de Natal, presépio já foram abordados e na edição desta quinta-feira, 13, o destaque foi para a guirlanda, uma das peças mais comuns na decoração de Natal. (Assista ao vídeo abaixo)

Lina Fontes, turismóloga e artesã, confecciona o artigo de forma manual e é apaixonada pelo artesanato. “Ela representa um dos símbolos do Natal, como a árvore de Natal, o presépio e é interessante que ela é pendurada na porta e serve como um convite ao espírito natalino para entrar na casa durante este período de festas”, afirmou.

A tradição das guirlandas surgiu em Roma, na Itália. Quando uma pessoa era presenteada com um ramo de planta, significava saúde. Hoje, as guirlandas são compostas por galhos secos, que se entrelaçam e se transformam em um bonito enfeite demonstrando votos de saúde e prosperidade.

“Quando começamos a trabalhar com guirlanda nós montamos um projeto de fazer só com folhas do cerrado, folhas secas, sementes e, para fazer a base o vime torto, com frutas, folhas, laços e bolas. A partir do momento que se começa a produzir um trabalho manual, as ideias vem fluindo e cada uma é feita de forma diferente. Não tem nenhuma igual e em cada uma eu coloco um adorno diferente”, ressaltou a artesã.

Veja também:

Lina Fontes produz as guirlandas em casa e repassa o conhecimento sobre o símbolo a outras pessoas. “O que tentamos passar é único. Geralmente isso acontece uma vez por ano. Infelizmente. Acho que Natal tinha que ser estendido, porque é o nascimento de Jesus, que não é só em um mês, uma data, mas tem que ser todos os dias, temos que renovar nossos votos todos os dias de amor e carinho. Então, todo mundo que vem fica envolvido neste espírito”, pontuou.

Para a confecção da guirlanda, a artesã utiliza galhos de eucaliptos no tamanho certo para dar harmonia no trabalho. “Também uso várias ferramentas como alicates, tesoura, e o que precisa para facilitar o trabalho. A guirlanda é um convite para que o espírito natalino entre pela porta da sua casa”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno