O município nasceu e cresceu a partir do crescimento da devoção ao Divino Pai Eterno.

Trindade

Cidade localizada na Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás, é reconhecida mundialmente pelo turismo religioso. O município nasceu e cresceu a partir do crescimento da devoção ao Divino Pai Eterno.

Em 31 de agosto de 1920, Trindade recebeu a emancipação política. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a cidade tem pouco mais de 104 mil habitantes. Situada a 17 km de Goiânia, também é conhecida como a Capital da Fé de Goiás e se tornou um dos mais importantes pontos de peregrinação do Brasil.

Anualmente, durante a Romaria do Divino Pai Eterno, dez dias de Festa que culminam sempre no primeiro domingo de julho, o município recebe cerca de três milhões de pessoas. No total, ao longo do ano, o número de visitantes ultrapassa a margem de quatro milhões.

 

 

PONTOS TURÍSTICOS DE TRINDADE

Cineteatro Afipe

O Cineteatro Afipe é um espaço dedicado à evangelização, cultura e entretenimento. Concebido em arquitetura art déco, o antigo cinema de Trindade (GO) recebeu novo nome, após restauração, reforma e ampliação.

Rodovia dos Romeiros

Ao longo da GO-060, entre Goiânia e Trindade, devotos caminham por um percurso de cerca de 17 km. Às margens da rodovia, estão 14 painéis duplos, divididos em sete estações, que representam a Via Sacra. As obras foram criadas em 1988 pelo artista plástico Omar Souto.

Portal da Fé

Monumento com a Imagem do Divino Pai Eterno e uma cruz com mais de 20 metros de altura, acolhe os devotos logo na entrada da cidade. Muitos fiéis colocam, em sua base, velas com pedidos e intenções.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

De vários pontos da cidade, é possível avistar o templo, que faz parte da história trindadense e chama atenção pela beleza arquitetônica. O Santuário Basílica encanta os devotos com seus belos vitrais, cúpula, capelas, gruta, sala dos milagres e confessionários. Lá as pessoas podem se aproximar da Imagem do Divino Pai Eterno e o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 1943, foi lançada a pedra fundamental. As celebrações foram iniciadas em 1974, e uma reforma completa foi feita em 1994. Em abril de 2006, a pedido do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, o Papa Bento XVI concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário, sendo a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Localizada ao lado do Santuário Basílica, é uma homenagem à Mãe Santíssima, com visitação à Imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Disponibiliza espaço adequado para acender velas e realização de pedidos. Possui ainda uma fonte de água.

Igreja Matriz

Em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Igreja Matriz ou Santuário Velho, sendo a sede da Paróquia do Divino Pai Eterno. Além da Imagem do Divino Pai Eterno, a Matriz também abriga um quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e como Patrimônio Cultural Material do Brasil.

Via Sacra

O conjunto de 14 estações foi criado pelo artista plástico Elias Santos. As estátuas em tamanho natural retratam o caminho que Cristo percorreu: paixão, morte e ressurreição. Encontra-se ao longo da Av. Constantino Xavier, entre o Santuário Basílica e a Igreja do Santíssimo Redentor.

Igreja do Santíssimo Redentor (Padre Pelágio)

Construída numa elevação de terreno, a Igreja acolhe os restos mortais do Padre Pelágio, Missionário Redentorista que desenvolveu importante trabalho religioso e social. Também abriga os túmulos de outros padres da Congregação do Santíssimo Redentor.

Novo Santuário

Com o aumento significativo no número de devotos, o Santuário Basílica se tornou pequeno para atender e bem acolher todos que visitam Trindade. Foi iniciada então a construção do Novo Santuário, a cerca de um quilômetro do atual Santuário Basílica, que possibilitará maior conforto, organização, segurança e, principalmente, oração. Ao lado das obras, os devotos encontram uma Capela e um Cruzeiro para observar o andamento das obras e para momentos de reflexão e prece.

Carmelo

Inaugurado em junho de 2009, destina-se às Irmãs Carmelitas Descalços, que vivem em clausura na prática da oração. O ambiente de tranquilidade é ideal para quem busca momentos de reflexão. O Carmelo possui pátio externo com fonte, capela pública e três locutórios, por onde se pode conversar com as Irmãs.

Vila São Cottolengo

Tida como uma das mais tradicionais entidades filantrópicas do Centro-Oeste, a instituição desenvolve ações sociais voltadas para a saúde, educação, cultura e lazer, promovendo a vida com qualidade à pessoa com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Há mais de 60 anos, é exemplo de caridade e amor ao próximo.

Parque Municipal

Ambiente público criado para descanso, prática esportiva, eventos de grande porte e lazer familiar. Espaço com muito verde, lagos, parquinho infantil e pista para caminhada e passeios de bicicleta. Abriga ainda o Carreiródromo, que é um espaço destinado para o tradicional Desfile de Carros de Bois que ocorre durante a Romaria de Trindade.

Museu da Memória de Trindade

O museu foi fundado em 1998 e está instalado em um prédio construído em 1912. O acervo é composto de fotografias de momentos históricos para o município, obras de artistas trindadenses e que retratam os primeiros milagres após a descoberta do medalhão. Objetos antigos e documentos históricos também compõem o acervo.

Cineteatro Afipe

Rodovia dos Romeiros

Portal da Fé

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Igreja Matriz

Via Sacra

Igreja do Santíssimo Redentor (Padre Pelágio)

Novo Santuário

Carmelo

Vila São Cottolengo

Parque Municipal

Museu da Memória de Trindade

Horários

Santuário Basílica

De segunda a sexta

Missas: 7h e 19h30

Sábado

Missas: 7h, 10h, 15h e 17h30

Domingo

Missas: 5h45, 8h, 10h, 12h, 15h e 17h30

Funcionamento da secretaria

Segunda a sexta: 7h às 21h

Sábado: 6h às 20h

Domingo: 5h às 20h

Igreja Matriz

Segunda, terça, quinta e sexta

Missas: 7h e 19h

Quarta

Missas: 9h, 15h, 17h30 e 19h

Sábado

Missas: 7h, 10h, e 17h

Domingo

Missas: 6h30, 8h, 9h30, 18h e 19h30

Funcionamento da secretaria

Segunda a sexta: 8h às 18h

Sábado: 8h às 11h e 13h às 17h

Domingo: 8h às 11h

Missas TV

TV Pai Eterno

Segunda, terça, quinta e sexta: 7h e 19h

Quarta: 9h e 19h

Sábado: 7h e 17h30

Domingo: 8h e 17h30

RedeVida

Segunda, terça, quinta e sexta: 7h

Quarta: 9h

Sábado: 7h e 17h30

Domingo: 17h30

TV Anhanguera

Domingo: 5h30

PUC TV

Sábado: 17h30 Domingo: 8h

Novenas TV

Novena dos Filhos do Pai Eterno

RedeVida

Segunda a sexta: 10h, 17h e 20h Sábado: 10h e 21h
Domingo: 9h

PUC TV

Todos os dias: 6h30

Novena do Perpétuo Socorro

RedeVida

Segunda a sábado: 8h30 e 14h30
Domingo: 12h30

Santo Terço

RedeVida

Todos os dias: 6h

Programa Pai Eterno

RedeVida

Segunda a sexta: 7h45

RedeVida

Segunda a sexta: 10h45 (reapresentação)

PUC TV

Domingo: 17h30

Galeria de Fotos

Romaria Sertaneja – 13/07/2019

Mural dos Devotos – 13/07/2019 – 17h30

Celebração – 13/07/2019 – 17h30

ver todas

RELACIONADAS









Newsletter