O crescimento da Nova Casa do Pai

Destaque_construcao_novo_santuarioDesde que teve início, em abril de 2012, a construção da nova e definitiva Casa do Pai já passou pelas fases de sondagem do terreno, drenagem, terraplenagem e fundações subtérreas. Nesta última, foram construídas as bases da capela e do ossário e levantados todos os pilares que darão sustentação à igreja.

Atualmente, está sendo construída a laje, que permitirá o início das obras da praça térrea, como explica o engenheiro responsável pela obra, Fernando Arcanjo: “Com a finalização da laje, começa a nova etapa de fundação e levantamento dos pilares da praça térrea”. De acordo ele, a etapa da laje está prevista para terminar de fevereiro até a primeira quinzena de março.

“Queremos que o romeiro encontre um local apropriado, tranquilo e seguro para fazer suas orações, para suas demonstrações de fé, e para que se sinta acolhido na Casa do Pai. O fluxo constante de peregrinos e o fortalecimento da devoção, atraindo cada vez mais devotos para Trindade, fazem com que haja a necessidade desse novo projeto”, explica o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira.

Novo Santuário

A um quilômetro de distância do atual Santuário Basílica, a nova Casa do Pai acomodará 6 mil pessoas sentadas e até 10 mil ao todo. Em sua área externa, a praça elevada poderá acolher 250 mil devotos. Todo o complexo religioso terá 124 mil metros quadrados.

A cúpula terá 94 metros de altura, equivalente a um prédio de 30 andares. Será construído um campanário, a famosa torre onde ficam os sinos, com 110 metros de altura. Haverá ainda um espaço para visitação da Imagem do Divino Pai Eterno e exposição do medalhão encontrado em 1840.

Na praça térrea, o projeto inclui museu, sala dos milagres, auditório, local para queima de velas, lojas de produtos religiosos e espaços destinados à alimentação. Na parte interna, será construído um complexo administrativo com secretaria e salas de apoio.

O Novo Santuário terá também sanitários amplos, locação de cadeiras de rodas, carrinhos para auxílio na locomoção de pessoas com deficiência, fraldário e posto médico. O acesso à nova Casa do Pai vai ser por rampas laterais, escadas e elevadores. O estacionamento será amplo para veículos de passeio, ônibus e carros de boi.

Crescimento da devoção

Os Santuários de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia (GO), acompanharam o crescimento da devoção ao Divino Pai Eterno e cresceram à medida que o número de devotos aumentava. E assim como em outros tempos, o atual Santuário Basílica ficou pequeno para colher tantos romeiros que visitam a Casa do Pai, já que a quantidade de peregrinos aumentou consideravelmente nos últimos anos.

No dia 2 de outubro de 2010, o Pe. Robson de Oliveira anunciou a construção do Novo Santuário. A notícia foi recebida com muita alegria pelos filhos e filhas do Pai Eterno, que assumiram a campanha: “Vamos Juntos Construir a Nova Casa do Pai”. Na Romaria de Trindade de 2011 foi lançada a pedra fundamental e as obras começaram em abril de 2012.

Veja Também