Notícias

Quaresma: tempo de reflexão e penitência

São 40 dias de exercícios quaresmais dedicados à vivência da fé, oração e preparação para a Páscoa.

DESTAQUE_CONTRICAO_26_02_2014A Quaresma, tempo de reflexão e penitência, com início no próximo dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, foi o tema abordado no quadro Fique Por Dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 26. O Missionário Redentorista, Pe. Idemar Costa, falou sobre conceitos e significados referentes ao tempo litúrgico. (Assista ao vídeo abaixo)

“Os exercícios quaresmais tem como proposta ajudar o fiel a se refazer diante de Deus, sobretudo olhando algumas atitudes que levam ao fechamento, ao egoísmo, a voltar-se apenas para si mesmo e a pensar em suas necessidades unicamente”, explicou Pe. Idemar Costa.

O Pe. explicou ainda que vivenciar a Quaresma é aprender com Jesus o que é a penitência, o amor e a misericórdia. “É um tempo de retiro, de encontro com Deus. O que deve nos motivar dia a dia é a Palavra. É ela quem dá o tom, a direção para o nosso viver, que diz como devemos nos dirigir neste tempo em função de colocar-se plenamente ao dispôr de Deus e também de uma vida plenamente conforme a Sua vontade”, afirmou.

Veja também: 

O jejum também faz parte do tempo quaresmal. Com ele, é possível exprimir a conversão com relação a nós mesmos e a Deus. “Se eu faço um gesto de compromisso com Deus de me aniquilar de algo que eu gosto ou que eu tenho prazer, eu tenho que reverter esse bem em função do outro para poder, de fato, tornar o meu gesto um sinal de amor fraterno solidário com aqueles que necessitam”, ressaltou Pe. Idemar.

São 40 dias para nos dedicarmos à vivência da fé. É tempo de oração e muita reflexão. O número 40 é simbólico e retoma a história dos primeiros livros das Sagradas Escrituras. “São 40 anos no deserto, são 40 dias de Jesus no deserto, são 400 anos de exílios, são 40 dias de Elias e assim a Bíblia vai pontuando que este tempo é tempo de preparação”, pontuou o redentorista.

A quaresma também é o momento de preparação para a Páscoa. De arrepender dos pecados e viver mais junto a Deus. “Se buscamos viver esta entrega plenamente a Deus e uma procura constante por corrigir-se, por penitenciar-se e por fazer a busca de uma conversão verdadeira, de fato nos encontraremos com Deus e faremos um tempo propício de preparação para o encontro com Cristo na Páscoa”, afirmou o padre.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno