Notícias

Vocação dos irmãos: missão de seguir a Jesus Cristo

Ir. João Batista de Viveiros fala sobre o IV Encontro dos Irmãos Redentoristas realizado em Trindade na última semana.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_18_08_14Entre os últimos dias 11 e 15 de agosto, Trindade foi sede do IV Encontro Nacional dos Irmãos Redentoristas. Irmãos de todo o Brasil estiveram na Capital da Fé de Goiás e participaram de um momento de encontro e afirmação do carisma iniciado por Santo Afonso Maria de Ligório. No quadro Entrevista exibido no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 18, o Missionário Redentorista, Ir. João Batista de Viveiros, destacou o objetivo do encontro, falou sobre a vocação dos irmãos e deixou uma mensagem especial para aqueles que estão em processo de escolha para seguir na vida religiosa. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Qual é o objetivo principal deste encontro?

Ir. João Batista de Viveiros: É refletir sobre a nossa vocação missionária, aprofundar na nossa missão de evangelizadores e também conviver fraternalmente entre os irmãos das diversas unidades do Brasil, são nove unidades.

Talíta Carvalho: Como é o processo de escolha da cidade que acontece o encontro?

Ir. João Batista de Viveiros: No último encontro, acontecido lá em Curitiba, os irmãos da unidade daqui de Goiás escolheram Trindade para a realização deste IV congresso.

Talíta Carvalho: O tema do encontro deste ano foi “Nossa Vocação Missionário Redentorista hoje”. Como está a vocação missionária atualmente?

Ir. João Batista de Viveiros: Os membros desta Congregação são todos missionários e consagrados. Alguns optam pelo Ministério Ordenado, o sacerdote; outros optam pela Consagração, pela vida de irmãos. O irmão vai crescendo cada vez mais na compreensão da sua missão, na missão de evangelizador.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_18_08_14

Talíta Carvalho: Quando o senhor decidiu se tornar irmão? Teve muitos desafios que tiveram que ser superados para cumprir a missão?

Ir. João Batista de Viveiros: Eu escrevi para o seminário querendo ser missionário e recebi uma carta dizendo “Existem duas maneiras para ser missionário redentorista, uma é sendo padre”, e explicava o que era ser padre, o que não era muito diferente dos padres que eu conhecia, a outra forma era ser irmão, e eu não sabia o que era ser irmão. O irmão é aquele que deixa a família, deixa sua casa, seus bens, o mundo e coloca toda a sua energia, seus dons, sua sabedoria, sua força a serviço do Evangelho de uma maneira muito próxima com o povo. Eu me encantei com aquela fala.

Talíta Carvalho: Neste mês, que a Igreja celebra as vocações, qual é a mensagem que o senhor deixa para quem está neste processo de discernimento, de descoberta da vocação?

Ir. João Batista de Viveiros: Todos nós somos chamados. A primeira vocação é a vida, já fomos chamados. Deus continua chamando cada um de nós para sermos santos, cada um da sua maneira. Quem é casado, é ser santo como casado; quem é solteiro, ser santo como solteiro; quem é religioso, viver a vocação como santidade, como consagrado; quem é sacerdote, é ser santo como sacerdote. Independente daquilo que você faz, da posição que você o ocupa na sociedade, você é chamado por Deus. Diga sim a Deus! Este mês de agosto é propício para gente ouvir Deus e dizer sim.

Talíta Carvalho: Qual a verdadeira missão do irmão redentorista dentro da Igreja?

Ir. João Batista de Viveiros: Seguir Jesus Cristo. A partir de Jesus, da vontade de Jesus, seguindo Jesus, servir os irmãos como missionários evangelizando o povo de Deus.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno