Notícias

O ostensório e a adoração de Jesus Cristo

Conheça mais sobre o objeto litúrgico utilizado para a bênção do Santíssimo Sacramento.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_17_09_14É comum vermos nas celebrações o ostensório. Ele é o objeto litúrgico usado para a bênção do Santíssimo Sacramento e nele é colocada a hóstia consagrada para a adoração de Jesus Cristo. O quadro Fique Por Dentro do Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 17, exibiu mais detalhes sobre a representação do objeto na Igreja. (Assista ao vídeo abaixo)

“Na Igreja temos o costume de colocar a hóstia consagrada no ostensório para o povo ver, e nela adoramos Jesus Cristo, que está verdadeiramente presente na Eucaristia”, explicou o Pe. Henrique Strehl.

Uma das características do ostensório são os raios, o que significa que a partir da hóstia, a luz de Cristo se espalha pelo mundo. Pe. Henrique ressaltou que o objeto é usado durante as celebrações e, principalmente, em duas ocasiões: “Uma é quando a gente quer fazer a chamada adoração ao Santíssimo Sacramento com a exposição do ostensório. O povo se reúne, faz uma celebração, não é litúrgica, mas é uma celebração popular. Outra ocasião é quando se faz a festa do Corpus Christi, o Corpo de Deus, inclusive se faz com a procissão de todo o povo pelas ruas da cidade”.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_TXT_17_09_14O objeto litúrgico não faz parte da missa e por isso não é usado em todas as celebrações. “É uma celebração popular fora da missa, por isso não é utilizado na missa”, afirmou o padre.

O ostensório sem a hóstia consagrada fica guardado na sacristia. Caso esteja com a hóstia, deve ser guardado no sacrário. A exposição só pode ser feita pelo sacerdote e pelo diácono. Estas são as pessoas autorizadas em pegar o objeto litúrgico.

De acordo com Pe. Henrique Strehl, o ostensório simboliza o valor dado à eucaristia. “Ele por si só não vale nada, ele vale quando se coloca Jesus na hóstia santa”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • Esterlina Loureiro
    1/10/2022 - 17:11:48

    Obrigada pelo atendimento. Amém.

  • Tatiana Fernandes Toledo de Andrade
    6/3/2023 - 07:34:48

    Amém, Pai amado, meu Jesus Cristo de milagres. Gratidão ♥️

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno