Notícias

Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo

Pe. Welinton Silva fala sobre o significado das três figuras que compõem o Ícone Sagrado.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_05_25_001No próximo domingo, 31 de maio, a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade. No quadro Entrevista, exibido no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 25, o Missionário Redentorista, Pe. Weliton Silva, explicou o significado das três figuras que compõem o Ícone Sagrado de devoção. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Padre, vamos começar explicando. Nós temos a devoção ao Divino Pai Eterno, na figura da Santíssima Trindade, quem é quem e qual é o papel de cada um?

Pe. Welinton Silva: A Santíssima Trindade é a fé da Igreja, é a forma como a Igreja decidiu, através da sua oração, da sua vivência, da revelação que ela conseguiu guardar no coração e, através disso, visualizou a Santíssima Trindade. Pela revelação, pela história da salvação, nós vemos que Deus Pai Criador, criou tudo que existe do nada, somente pela força criadora de sua Palavra, e também, nós víamos que o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Esse Espírito de Deus, que na força do Pai enviou o seu filho na plenitude dos tempos que é Jesus. Aquilo que nós conhecemos de Deus, nós conhecemos através da Palavra de Jesus. Ele, ao chamar a Deus de Pai, ao clamar o Espírito Santo quando sobe aos céus, revela para nós este conjunto que sintetiza a fé do cristão. A Santíssima Trindade é o nosso Deus de amor.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_05_25_002Douglas Branquinho: Como é bonito de se ver um conceito teológico tão forte como este. Deus unitrino: Pai, Filho e Espírito Santo, se mostrar para as pessoas. Naquela época, naquele lugar do Brasil, num conceito tão bonito, tão forte como este se revelar, e a Imagem que as pessoas começaram colocando em nome de Deus, porque Divino Pai Eterno nada mais é que uma forma popular, pessoal, de se chamar o Deus Pai, não é mesmo?

Pe. Welinton Silva: Isso. E é claro, onde está o Pai, está o filho. Só se existe o Pai porque existe o filho e só existe o filho, que ama o Pai, pela relação de amor que os dois constroem chamada de Espírito Santo. É a partir daí, que nós vamos compreender, pela tradição da Igreja, o significado da palavra revelação, revelar é tirar o véu, é mostrar. Deus assim o quis mostrar, como Pai, Filho e Espírito Santo para nós. Nós devemos sempre, ao olharmos para Deus, guardarmos essa dimensão de pericorese, uma palavra grega, mas que tem tudo a ver, para entendermos um pouquinho dessa dimensão do que a gente canta em Trindade: “Ele é um só Deus, em pessoas três”, o Pai, o Filho e Espírito Santo. Unidos em torno do mesmo coração, os três vivem em torno de um só coração. Então, os três é o que pulsa amor para as três pessoas, onde uma não pode existir sem a outra. São três pessoas unidade em um só Deus. Não são três Deuses, mas três pessoas, num só Deus, unidas pelo mesmo coração.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno