Devoção

Fique por Dentro: A história da Quaresma

Saiba mais sobre o tempo de preparação para a chegada da Páscoa, a celebração da Ressurreição do Senhor.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_02_03_002

A Quaresma é o tempo de preparação para o momento mais importante do Ano Litúrgico: a Páscoa. A cultura de preparo para a celebração da Ressurreição do Senhor começou por volta de 200 anos depois de Cristo, mas foi no ano de 350 que passou para o período de 40 dias, como funciona hoje. O quadro “Fique por Dentro”, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 3, abordou a história da Quaresma. (Assista ao vídeo abaixo)

“Via-se que era oportuno se prepararem por um tempo mais longo, porque era uma festa muito importante. Então, começa a ideia dos 40 dias em preparação para essa Festa da Páscoa”, explicou Pe. Jonathan Alex da Costa, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Goiânia (GO).

O número 40 da quaresma remete a importantes passagens da Bíblia, como os 40 dias do dilúvio, os 40 anos da peregrinação à Terra Prometida, e os 40 dias que Jesus ficou em oração e jejum no deserto. “Então, 40 para fazer esse tempo de preparação para esse momento oportuno para celebrar essa Festa, dessa grandiosidade que é a Páscoa”, ressaltou o sacerdote.

Veja também: 

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_02_03_005Em 2016, a Quaresma começa em 10 de fevereiro. Um tempo em que a Igreja convida os cristãos a viver uma profunda experiência de fé. “O sentido cristão é quando eu me abstenho de alguma coisa, não porque Deus quer que a gente padeça e que a gente faça algumas práticas para sofrer, mas que nos consigamos ser solidários com a necessidade dos outros”, concluiu Pe. Jonathan Alex.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno