Catequese

Penitência: A busca por uma vida cristã plena

Na Quaresma, cristãos são convidados a deixar o pecado e se voltarem ao Pai Eterno.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_02_04_002São 40 dias de preparo para a ressurreição de Jesus. A Quaresma nos remete aos dias em que Ele passou no deserto. Já falamos aqui no Programa Pai Eterno que o jejum e a oração são formas de se preparar para a Páscoa, mas além delas, temos ainda a penitência. Confira o destaque do quadro “Você Sabia?”, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 4. (Assista ao vídeo abaixo)

“Nós somos convidados em primeiro lugar a fazermos jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, tirando uma refeição principal. Nesses dois dias nós também fazemos abstinência de carne. Todas as sextas-feiras da Quaresma são tempo propício para a nossa penitência. Seja da comida, da caridade, seja de alguma obra caritativa que somos convidados a fazer”, explicou Pe. Maximiliano Costa.

A virtude da penitência durante a Quaresma está em se arrepender dos erros que cometemos com o propósito de não mais pecar. A Quaresma é um tempo favorável para deixar o pecado e se voltar para Deus e é para isso que existe a penitência. Pe. Maximiliano explicou que o objetivo dela não é privar o cristão de algo que lhe agrada, mas sim, ser um meio de purificação: “A penitência tem como finalidade a nossa santificação. Ela vem para nos ajudar no processo de conversão, de purificação e aproximação com Deus. Diante de tantas coisas que nós podemos fazer, falar e até mesmo pensar, que vão nos distanciando de Deus. Então, ela vem com esse objetivo de nos purificar, nos aproximando cada vez mais do amor e da misericórdia de Deus, que sempre estende as mãos para cada um de nós que somos seus filhos amados, os filhos amados do Divino Pai Eterno”.

Veja também: 

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_02_04_001Durante a Quaresma um dos ritos mais importantes é a penitência. “Se a Quaresma nos coloca nessa dinâmica de purificação de conversão, de mudança de vida, nós precisamos de atitudes concretas que nos ajude a vivermos, de fato, esse tempo da graça para cada um de nós”, completou o sacerdote.

A penitência é o começo de mudança de vida e, de acordo com o padre, cada um pode escolher a melhor forma de fazê-la. “Eu posso escolher outros dias também a semana para fazer a minha penitência, as obras de caridade, mas durante o Tempo da Quaresma, às sextas-feiras, são os dias indicativos para os jejuns, as orações, as penitências”, disse.

Um dos grandes propósitos deste tempo quaresmal é a conversão de cada um, de forma que o pecado seja renunciado para uma vida cristã plena.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno