Catequese

Igreja Católica celebra o Mês Mariano

Pe. Marcos Rogério de Oliveira fala sobre a importância e os exemplos de Maria para a vida cristã.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_05_02_001Maio é o Mês Mariano. Por isso, nesta primeira segunda-feira, 2 de maio, o Programa Pai Eterno exibiu uma entrevista especial para explicar qual o significado desta celebração para a Igreja Católica. Quem falou sobre o assunto, foi o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Pe. Marcos Rogério de Oliveira. (Assista ao vídeo abaixo)

Talitta Di Martino: Por que a Igreja institui o mês de maio como o Mês Mariano?

Pe. Marcos Rogério: O Mês Mariano surge nessa expectativa justamente do olhar para Nossa Senhora. É o mês de Maria, o mês das mães e vamos celebrar dia 13 o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Então, é o mês que abre o nosso coração para experimentar a graça de Deus.

Talitta Di Martino: Por que Maria se torna exemplo para nossa vida cristã?

Pe. Marcos Rogério: Maria foi a mulher da entrega, da obediência. Por isso, ela se torna a primeira cristã, aquela que carrega o Cristo no seu ventre, o sacrário vivo. Aí nós começamos a perceber, que como exemplo de cristã, é a primeira que abraça a causa. Ela diz sim! Então, essa deveria ser a atitude do cristão, abrir o coração para acolher a vontade de Deus em sua vida.

Talitta Di Martino: O senhor acha que ainda é possível encontrar exemplos de Maria na nossa convivência?

Pe. Marcos Rogério: Quando eu olho para uma mulher que cuida da sua família, que reza, que de verdade entrega o seu coração como experiência da graça, é um exemplo de Maria no nosso meio. É Maria, mais uma vez sendo sinal em cada uma dessas, em cada mãe, em cada gestão, experiência da entrega. A cada vez que uma mulher de verdade de sim ao projeto de Deus, ela assume esse papel de Maria em sua vida.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_05_02_002Talitta Di Martino: Quais são as virtudes que precisamos trazer para o nosso dia a dia, no nosso trabalho, na nossa família. O exemplo da Maria cristã, da Maria mulher?

Pe. Marcos Rogério: São tantas as virtudes que nós podemos destacar. Maria é a mulher do silêncio. Maria é humildade em pessoa. É aquela que consegue perceber as necessidades. Quando olhamos para as Bodas de Caná, percebemos o quanto aquela mulher é sensível, uma de suas grandes qualidades é essa sensibilidade. E quando vamos olhando para essa experiência concreta de Nossa Senhora, nós somos tocados profundamente por esse amor.

Talitta Di Martino: Gostaria que o senhor deixasse um convite para que os católicos vivenciem este mês realmente na presença de Maria, pedido a intercessão da Mãe de Jesus.

Pe. Marcos Rogério: Estamos no Ano da Misericórdia e nós não poderíamos deixar de olhar para Nossa Senhora como a mulher da Misericórdia. Então, o grande convite que o Papa nos faz é que a Igreja nos faz é que vivamos essa experiência mariana como sinal da graça. Maria foi aquela que visitou. Que neste mês nós tenhamos a capacidade de sair das nossas casas, de visitar as pessoas, de rezar o santo Rosário, de procurar vivenciar essa experiência concreta de Maria na nossa história. Quando nós fazemos isso, é ela de verdade atuando no nosso coração. Nós temos um mês magnifico para fazer essa experiência da graça de Deus e Maria, ela passa a frente sempre!

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno