Devoção

Famílias acampam em Trindade para Festa do Divino Pai Eterno

Os quintais das casas ficam repletos de barracas. Os romeiros se acomodam unidos na fé e devoção.

DESTAQUE_ACAMPAMENTO_FAMILIA_2016_06_29_002Na época da Romaria de Trindade, em Goiás, é tradição de muita gente montar verdadeiros acampamentos em quintais da cidade. Um grupo de romeiros veio de Palmeiras de Goiás (GO), todos são da família do Sebastião Arantes Pereira, ou Tião Carapuça, como é mais conhecido. Ele tem 84 anos, e vem à Festa desde que nasceu. “Na época dos meus 10, 11 anos era muito diferente. A gente vinha de Piracanjuba de carro de boi. Eu tinha 10 anos quando tomei conta do primeiro carro”, contou.

A família procura manter a tradição. O acampamento é bem rústico, mas anos atrás era mais rústico ainda. “Mudou tudo. A gente fazia fornalha de barro, colocava uma chapa, lenha para fazer fogo. Agora é fogão a gás, televisão, cama normal, chuveiro quente, e antes a gente tomava banho de balde”, contou Cleuza Arantes, romeira de Goiânia (GO).

Veja também:

DESTAQUE_ACAMPAMENTO_FAMILIA_2016_06_29_001O chão é de terra vermelha, as barracas de madeira cobertas com lona para todo lado. É simples, porém muito aconchegante. Só neste lugar tem 51 anos que eles ficam sempre na Festa. O quintal vira comunidade e cada um tem seu espacinho. É tudo bem organizado. A romeira Eliete Arantes contou que a comida é preparada no acampamento mesmo: “A parte de cozinha, a gente traz um pouco de casa. A gente faz compra no supermercado, preparamos as comidas e reunimos, fazemos todos juntos”.

Nos quintais de Trindade, na época da Romaria, é assim: a sombra do pé de manga, o café quentinho feito na hora, a prosa boa, e uma coisa que não falta: união. “No mais é só amor mesmo, união e muita fé”, concluiu a romeira Eliete Arantes.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno