Evangelização

Católicos vivenciam a Semana da Família

CNBB convida famílias para compartilhar momentos de reflexão, oração e fé.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_08_18_001Nesta quinta-feira, 18, o Programa Pai Eterno destacou a Semana da Família, de acordo com sua origem e significado. No quadro “Você Sabia?”, o Missionário Redentorista Pe. Walter Gonçalves Magalhães falou sobre a importância da família na visão católica e ressaltou como os fieis católicos devem vivenciar a Semana da Família. (Assista ao vídeo abaixo)

Viver em família é um dom de Deus. A família é o berço de todas as outras vocações, é a base da vida em sociedade e para a vida cristã. “A sociedade é fruto das famílias que temos. Na medida que vamos construindo famílias conscientes, mais organizadas, com valores muito fixos, dentro de um mundo em que tudo muda muito rapidamente. Nós temos uma sociedade no mundo de hoje que não temos mais certezas absolutas. Você tem mais dúvidas que certezas. A gente busca algumas certezas que nos ajudam a encontrar valores que fazem com que nossa família, seja um sustento e uma semente para esse mundo que a gente vive com tanta coisa. Temos que assumir responsabilidade, ver quais são nossas obrigações nesse mundo. Essa obrigação e esse papel vai mostrando e vai dizendo se esse mundo será mais honesto e justo. Tudo isso começa dentro de casa, dentro do lar, dos momentos de oração que temos”, explica Pe. Walteir.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_08_18_003

Viver em família agrada o Pai Eterno. Por isso, a Igreja incentiva o matrimônio, a constituição da família e dedica um período especial para celebrar essa vocação com a Semana Nacional da Família. “Ela teve origem na cidade de Santos, no litoral paulista. Foi uma iniciativa das equipes de Nossa Senhora em 1973, onde começaram a dedicar uma semana a celebrar, rezar com as famílias. Depois de dois anos, o regional da Episcopal da Região Sul assumiu essa Semana da Família”, comentou o Missionário Redentorista.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_08_18_002Desde 1995, a CNBB convida a comunidade católica do Brasil a celebrar a Semana Nacional da Família. Esse período acontece sempre no mês de agosto de acordo com o Dia dos Pais. Esse ano, por exemplo, começou no dia 14 e vai até o próximo domingo, dia 21. O tema desde ano é “Misericórdia na família: dom e missão”. “Nesse mundo complexo que nós vivemos de uma mentalidade líquida somos convidados a viver essa realidade da misericórdia dentro da própria casa, dentro do nosso próprio lar. A família é sempre construída por laços de amor. É o amor que nos coloca diante das nossa convivência e é graças ao amor e a nossa convivência familiar que nós vamos nos tornando humanos, vamos sobrevivendo no decorrer da história da vida”, ressaltou o padre.

Destaque_Divino_pai_eternoNa Igreja temos vários exemplos para a vida em família. Além da Sagrada Família de Nazaré, a própria Imagem do Divino Pai Eterno convida a contemplar a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, como família divina e unidade perfeita. De acordo com Pe. Walteir, a Imagem concentra todos os dados de uma família: “Deus não é uma solidão. Deus é uma família. Por isso, a Santíssima Trindade. Nós temos o Pai, que representa a paternidade; temos o filho que é a filiação; e o Espírito Santo, que nos lembra o amor. Então, dentro da Santíssima Trindade nós temos todos os ingredientes de uma família. E mais particularmente, na Imagem do Divino Pai Eterno, nós temos no centro o exemplo de humanidade que é Nossa Senhora, uma Mãe que está ali rezando e tem a missão de coroar, de acolher todo ser humano que vive o estado de vida de Nossa Senhora.

Para celebrar este momento, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida à missão com o “Hora da Família”, um livreto com orações e reflexões para sete encontros em comunidade, propõe levar a Palavra e a reflexão sobre a família a outras instituições, para fora da Igreja, como escolas, centros de saúde e associações. “Nós vamos trabalhar o tema da Semana Nacional da Família. E vamos também, durante toda semana, ter um casal, membro da Pastoral Familiar participando das Santas Missas que vão acontecer durante a semana”, afirmou o membro da Pastoral Familiar em Trindade, Thiago Moura Gonçalves.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno