Evangelização

Vocação leiga: missão de servir à Igreja

Pe. José Luiz da Silva fala sobre o trabalho daqueles que conciliam a rotina familiar com atividade da Igreja.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_08_24_001No quarto domingo do mês de agosto a Igreja Católica celebra a vocação leiga. São pessoas que apesar do trabalho e da rotina familiar, conseguem um tempo para se dedicar à missão na Igreja. O quadro “Fique Por dentro”, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 24, esclareceu que ser leigo é também seguir uma vocação. (Assista ao vídeo abaixo)

Formador do Seminário Santa Cruz, Pe. José Luiz da Silva explica que todos nós somos chamados inicialmente à vida: “Deus nos criou por amor e neste amor o homem dá uma resposta a Deus. Então, o leigo tem uma missão secular neste mundo de responder a este chamado de Deus”.

O leigo não desempenha uma função específica. A sua tarefa principal é transformar as atividades que desempenha, na vida profissional, por exemplo, conforme o projeto de Cristo. “Nós temos várias formas para que o leigo possa realizar sua missão na Igreja. O Conselho Vaticano II nos deu a base para essa participação ativa do leigo. Em todas as pastorais da Igreja, o leigo é chamado a fazer uma presença ativa consciente e plena. Essa ação vem exatamente do Divino Mestre Jesus Cristo, que auxilia o seu povo a dar uma resposta a Deus Amor”, pontuou o padre.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_08_24_002Os leigos têm uma presença ativa no mundo e entre eles são distribuídos dons e carismas para que possam servir mais diretamente a comunidade eclesial por meio dos ministérios. “Os leigos são chamados, por exemplo, a ajudar na catequese, no Ministério da Eucaristia e ajudar as pessoas no Sacramento do Matrimônio”, ressaltou o formador.

A vocação, também conhecida como laical, é de toda pessoa que recebeu o Sacramento do Batismo. A partir disso, tem-se a convicção de que todo homem é por natureza e vocação, um ser religioso.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno