Ação Social promove reflorestamento ambiental

Voluntários e atendidos nas Obras Sociais participam do plantio de mudas às margens do córrego Barro Preto.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_10_24_001O Programa Pai Eterno exibiu entrevista nesta segunda-feira, 24, com o diretor das Obras Sociais Redentoristas, Pe. Reinaldo Martins, sobre a Ação Social Redentoristas 2016, que será realizada nesta terça-feira, 25, durante os turnos matutino e vespertino. O sacerdote falou sobre o objetivo da ação, participação dos atendidos, voluntários e ressaltou que neste ano ela acontecerá  de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. (Assista ao vídeo abaixo) 

Talíta Carvalho: Padre, qual é o objetivo de se realizar uma Ação Social Redentorista como essa?

Pe. Reinaldo Martins: Temos o objetivo de ser a presença da Igreja junto à comunidade, de modo especial, a comunidade carente, ou em situações como neste ano, que estamos em uma situação de degradação ambiental. Então, nós, Missionários Redentoristas, por meio do nosso trabalho social, pretendemos ser essa presença da Igreja junto às pessoas, famílias, mas também em sintonia com a Campanha da Fraternidade Ecumênica. Nós queremos trabalhar a Casa Comum e estaremos em um local de degradação ambiental.

Talíta Carvalho: A Ação Social Redentorista já acontece há alguns anos. Como surgiu essa iniciativa e qual é a importância?

Pe. Reinaldo Martins: Essa iniciativa surgiu no ano de 2011, quando o Pe. Edinisio, atual reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, estava à frente do trabalho social e nós conversamos para poder levar o atendimento que já oferecíamos dentro dos nossos centros sociais às comunidades carentes. Na época, eu estava trabalhando em uma paróquia de Campestre, cidade vizinha de Trindade, onde tem um assentamento chamado Canudos, e as famílias muito carentes, necessitadas de um atendimento médico, espiritual. E então, em 2011, nós levamos toda a nossa estrutura dos nossos centros sociais, como atendimento clínico, pediatras, nutricionistas, biólogos, fizemos reflorestamento no assentamento e foi uma sementinha lançada. De lá para cá, só veio crescendo.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_10_24_002Talíta Carvalho: Nos outros anos o trabalho era feito mais diretamente para as famílias com atendimentos médicos, espirituais. Neste ano, a Campanha da Fraternidade é tema principal da Ação Social Redentorista. Que tipo de ação vai acontecer neste ano?

Pe. Reinaldo Martins: Nós elegemos neste ano, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, onde a CNBB e o Papa Francisco convocam a todos os cristãos a cuidarem da Casa Comum. Então, a Ação Social Redentorista vem para reforçar essa temática, que é tão importante para todos nós, não só cristãos católicos, mas todos os homens e mulheres de boa vontade. Então, a Ação Social que acontecerá amanhã destoa um pouquinho das edições anteriores, onde nós trabalhávamos com foco maior nos atendimentos médicos, diversões para crianças e distribuição de brinquedos. Este ano, vamos focar no cuidado com a Casa Comum, o reflorestamento, a questão ambiental, palestras e conscientização para que a comunidade de Trindade possa perceber que o meio ambiente faz parte também da nossa vida. Falaremos sobre a destinação correta do lixo da nossa casa, sobre a importância de cuidar das árvores, nascentes. Então, amanhã de modo especial vamos plantar 450 mudas de árvores nativas do cerrado e, de modo específico, árvores que são para nascentes, como buritis, que serão plantados na nascente do córrego Barro Preto.

Talíta Carvalho: Padre, qual é o significado para o senhor de participar de mais uma Ação Social Redentorista, e neste ano, voltada para o meio ambiente?

Pe. Reinaldo Martins: Sempre nos dá um sentimento muito grande de gratidão a Deus por nos possibilitar trabalhar junto com o povo fiel, como o nosso povo cristão, essa conscientização.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno