Sacro Convento Franciscano: o maior do mundo

  03 de novembro de 2016 • 10h50 • Atualizado em 04/11/2016 • 11h48

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_03_001As Novenas Internacionais estão sendo rezadas pelo Pe. Robson de Oliveira diretamente de Assis, na Itália. Por isso, o Programa Pai Eterno está exibindo uma série de reportagens especiais sobre os locais escolhidos para os momentos de oração. Depois de mostrar a história de São Francisco de Assis e detalhes da Basílica dedicada a ele, o Programa mostrou nesta quinta-feira, 3, o Sacro Convento Franciscano e a Sala das Relíquias. (Assista ao vídeo abaixo)

O Sacro Convento Franciscano é considerado o maior convento do mundo. “O Sacro Convento é uma casa que explode de espiritualidade, é um exemplo para todos os conventos do mundo. E nós, frades, temos a missão, o carisma, a responsabilidade de fazer com que os peregrinos, que vem a Assis, possam encontrar aqui a verdadeira espiritualidade franciscana de acolher”, explicou Frei Evilásio Andrade.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_03_003A parte original guarda várias curiosidades, como o refeitório que é considerado o segundo maior do mundo. No alto das paredes, em pinturas, estão retratos os 25 papas franciscanos de toda a história Igreja Católica. O maior afresco é o retrato de uma parte importante da história de São Francisco de Assis: o encontro com o Papa para entrega das Regras Franciscanas. Nas paredes do refeitório estão registradas as visitas de vários papas. Inclusive o Brasão Papal indica o lugar privilegiado para os sucessores de Pedro.

Ao longo dos anos o Convento passou por várias reformas e ampliações, mas várias estruturas originais foram preservadas. O primeiro lavatório, a primeira capela e até o primeiro poço, a primeira cisterna.

Veja também:

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_03_004O Pórtico é um lugar para meditação e oração dos freis que moram no Sacro Convento. A vista é panorâmica. Dá para ver toda a cidade de Assis de um lado e de outro faz uma relação entre criador e criatura mostrando o céu e a natureza. Do Pórtico também dá para ver o quarto papal, reservado para os papas quando visitam Assis.

Bem próximo ao Sacro Convento fica a Sala das Relíquias, onde ficam expostos alguns objetos que fizeram parte da vida de São Francisco, ou que pertenceram a ele. Um deles é a túnica, que provavelmente teria sido usada por ele durante sua vida. Simboliza um pouco da pobreza pregada por São Francisco. “A gente vê naquele hábito a opção de São Francisco de viver para os pobres e o hábito em forma de cruz, como sinal de glória e ressurreição”, ressaltou Frei Evilásio.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_03_005Na Sala das Relíquias, ficam expostos para visitação dos peregrinos outros vários instrumentos. Em missão no oriente, São Francisco ganhou um presente de um sultão que se tornou seu amigo. É esse corno, uma espécie de corneta para nós. “Ele nunca quis ser padre, não se achava digno de tamanha glória, se achava muito pecador para receber tamanha graça do sacerdócio, mas ele recebeu esse cálice e essa patena como presente de um monge e guardava com ele”, contou o frei.

A Basílica de São Francisco é um complexo para reviver a história de São Francisco e a espiritualidade franciscana. Além das Igrejas Inferior e Superior ricas em arte, o Sacro Convento e a Sala das Relíquias, guardam verdadeiros tesouros de uma história de muita santidade: a de São Francisco de Assis.

Confira a versão completa desta reportagem no Canal Pai Eterno, no Youtube.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Fonte: Afipe

Veja Também