Catequese

Você sabe a diferença entre presbitério e altar?

Ir. Diego Joaquim fala sobre os dois lugares que fazem parte da estrutura da igreja.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2017_01_19_005A pergunta do quadro “Você Sabia?”, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 19, foi: Qual é a diferença entre presbitério e altar? A equipe de reportagem foi ao Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Matriz de Campinas, em Goiânia (GO), para conversar sobre o tema com Missionário Redentorista Ir. Diego Joaquim. (Assista ao vídeo abaixo)

Ele explicou que presbitério é o espaço onde acontece toda a ação litúrgica. “Onde atuam os ministros, os presbíteros, que é quem preside a celebração, os acólitos e também os leitores. Em algumas comunidades é um espaço elevado para poder facilitar a visão de toda a assembleia que acontece no presbitério”, afirmou Ir. Diego Joaquim.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2017_01_19_001Já para definir o altar, o Missionário Redentorista explicou que é o local onde acontece toda a ação de graças. “É onde recordamos o mistério do Cristo, que se entregou por nós, que deu a vida por nós, e em memória disso que fazemos cada celebração eucarística. Por isso, é que no centro do presbitério está o altar de Cristo e é para ele a quem nós fazemos reverencia durante toda a celebração”, pontuou.

Ambos fazem parte de uma estrutura ou lugar elevado dentro da igreja. Ali se oferecem sacrifícios e é um lugar de adoração a Deus. “É um espaço sagrado e a assembleia está reunida em torno desse altar, desse presbitério para celebrar a sua fé”, concluiu o Missionário Redentorista.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno