Doação

Banheiro solidário promove cidadania e bem-estar

Ação voluntária é realizada por uma paróquia e atende moradores de rua em Goiânia (GO).

É comum ver grupos de voluntários saindo para distribuir roupas ou alimentos. Mas o Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 23, exibiu uma reportagem no quadro Atitude Cristã, sobre o trabalho social de uma paróquia que oferece banho quente para moradores de rua em Goiânia (GO). O banheiro solidário passa por vários setores da cidade, promove cidadania e bem-estar. (Assista ao vídeo abaixo)

O Francisco é um dos voluntários da Pastoral de Rua e explicou como o banheiro funciona: “Nós temos uma caixa de mil litros d’água, um gerador ligado para puxar e esquentar a água que sai em dois chuveiros, um masculino e outro feminino. Tem também a torneira com a pia, para que as pessoas possam escovar os dentes e fazer a barba. Atendemos em torno de 45 irmãos de rua”.

No carro, o grupo de voluntários leva kits de higiene e roupas para doação. É só o banheiro móvel estacionar que aos poucos, moradores de rua vão se aproximando para o banho. Antes, eles ganham roupas limpas. Uma verdadeira atitude cristã em prol de quem mora nas ruas e vai sobrevivendo dia a dia com ações de solidariedade.

Adriana Bahia é coordenadora do projeto e contou que tudo começou dentro de casa.  “Ao passar do tempo, outros servos da paróquia foram aderindo ao projeto e o nosso pároco deixou a gente começar a fazer comida. A princípio era só o jantar, e tudo foi crescendo. Eu creio que a Paróquia Nossa Senhora da Assunção percebeu que atender aquela pessoa que está nas ruas, o Cristo que está nas ruas, pois nós os enxergamos como Jesus Cristo, é muito importante. E era uma atividade social que ainda não existia na paróquia”, relatou.

Veja também:

Do lado de fora do banheiro, o espelho ajuda a fazer a barba. Para o banho, todos tem xampoo, condicionador, sabonete. E ao sair, cada um tem direito à escova de dente, desodorante e hidratante. “O sentimento de que nós podemos fazer muito mais. O sentimento de que a gente não só deve, mas pode fazer muito mais. Começou com o terço, foi para a comida, agregamos a água, roupas, o banho”, ressaltou Reid Duarte, coordenador do projeto.

O banheiro móvel foi fruto de doação. Assim como as roupas, os kits de higiene, que são distribuídos. Cada membro da Pastoral de Rua doa seu tempo todos os sábados e uma grande corrente de amor se formou. “A gente percebe que eles recebem a gente muito bem e que fazem de coração, não fazem nada por obrigação, querem nos dar um pouco de amor, sendo que várias pessoas não tem essa coragem”, declarou Pablo Henrique Marciano, morador de rua.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno