Entrevista: Tempo do Advento

  04 de dezembro de 2017 • 11h04 • Atualizado em 06/12/2017 • 11h30

A Liturgia, as cores, os objetos. Tudo isso tem significado especial e convida a preparar o espírito e o coração para a festa do nascimento de Cristo. O quadro Entrevista, do Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 4 de dezembro, abordou este assunto em conversa com o administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Goiânia (GO), Pe. Max Costa.

Pedro Henrique Rabelo: Qual a origem do Tempo do Advento?

Pe. Max Costa: A cada ano, a Igreja tem a possibilidade de celebrar o Mistério de Cristo, que chamamos Ano Litúrgico, sempre aberto com o período do Advento. A palavra Advento vem de uma expressão latina, Adventus Domini, que significa a vinda do Senhor, a chegada do Senhor. Então o Advento é o período por excelência que nos prepara para a grande festa do Natal de Cristo.

Pedro Henrique Rabelo: Como se estrutura a Liturgia do Advento?

Pe. Max Costa: São quatro semanas, e um dos símbolos que utilizamos é a Coroa do Advento com quatro velas. A cada domingo que se celebra, que vai se aproximando do Natal, uma vela é acendida. E, nesses domingos também, a Liturgia da palavra, as leituras bíblicas, nos colocam em uma situação de vigilância, ou seja, preparar o coração para acolher Jesus que nasce, Jesus que vem ao nosso encontro.

Pedro Henrique Rabelo: Qual a cor litúrgica e o significado dela?

Pe. Max Costa: Utilizamos o roxo, nesse sinal de purificação, de abstinência, de oração e de preparação. Mas é interessante que, no terceiro domingo do Advento, nós usemos o rosa. Este domingo é chamado de domingo da alegria e já aponta para o Natal.

Pedro Henrique Rabelo: Como vivenciar a espiritualidade do Tempo do Advento?

Pe. Max Costa: O período do Advento é um tempo de espera, de vigilância, mas também de grande esperança. Nós estamos vivendo em uma sociedade marcada por tantas tragédias, por tantas coisas ruins em todos os aspectos, político, social. E, a cada ano que a Liturgia nos possibilita celebrar o Advento, é também momento oportuno de abrirmos o coração e esperar o Jesus que vem para habitar cada um de nós, e renovar as nossas esperanças, na humanidade e em Deus, sabendo que Ele é a nossa força, o nosso sustento. O Advento só existe em função do Natal. Que todos tenham um bom Advento e um feliz e santo Natal.

***

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Fonte: Afipe

Veja Também