Evangelização

Padres com até dez anos de sacerdócio participam de encontro

Eles refletiram sobre o uso das novas tecnologias no processo de evangelização e anúncio do Evangelho.

O Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 22, mostrou como foi o encontro dos padres novos organizado pela Congregação do Santíssimo Redentor da Província de Goiás, realizado em Abadiânia (GO). Foi em um ambiente de pura tranquilidade que os padres de até dez anos de sacerdócio se encontraram. (Assista ao vídeo abaixo)

“Quando nós somos ordenados, somos enviados em missão nós nos distanciamos um dos outros e não temos mais essa formação inicial e todos nós precisamos ser reabastecidos. Portanto, o encontro dos novos padres se enquadra dentro  deste objetivo de formação permanente. Não temos mais aquilo que tínhamos no seminário e na formação inicial. Mais ou menos uma vez por ano, precisamos encontrar, nos reunir, estudar algum tema emergente para que possamos anunciar o Evangelho sempre levando em consideração as urgências do mundo de hoje”, afirmou Pe. João Paulo Santos.

Com as novas tecnologias, a forma de se comunicar mudou. Segundo Pe. Aragonês de Jesus Parreira, o tema refletido no encontro foi a ética nas redes sociais com o intuito de melhor anunciar o reino de Deus. “Falamos sobre qual o melhor modo de usar essas novas mídias para alcançar o povo de Deus, que é um novo ambiente para a evangelização no mundo de hoje. Para nós, que somos cristãos, o segredo está em utilizar a partir dos critérios da nossa fé e com o objetivo de atingir o maior número de pessoas e usar esse meio para levar as pessoas a Deus”.

Pe. Frederico Augusto de Oliveira participou pela última vez, já que esse ano completa o décimo de sacerdócio. “É o momento de encontrarmos os nossos colegas, conversarmos, compartilharmos as nossas atividades, projetos. É o momento de nos colocarmos diante dos nossos colegas aquilo que desejamos. Para mim, a maior importância deste encontro desses padres novos é essa preocupação e cuidado para com o desenvolvimento do sacerdote ao longo dos dez anos da sua vida sacerdotal. É o modo de conversar, atualizar diante de tantos temas, questões que são colocadas na vida do sacerdote”, afirmou.

Veja também:

Momentos preciosos para refletir a vocação. Estar atento às mudanças na sociedade, para que a mensagem de Deus continue chegando com a clareza para todos os fiéis. “A história é dinâmica e se a Igreja deseja algo alcançar com o seu objetivo de anunciar o Evangelho, ela também precisa ser dinâmica. Para isso, precisa estar atenta a tudo que surge nas realidades como novidade para que a gente possa anunciar o Evangelho de modo novo, mas sempre comprometido com aquela essência do Evangelho. Chamamos isso de criatividade ou fidelidade criativa”, completou Pe. João Paulo.

E para os jovens padres que estão chegando agora, Pe. Frederico deixou o conselho de um veterano que está encerrando esse ciclo na vida de padre. “Sintam-se bem acolhidos nesses encontros de padres novos realizado pela nossa província. É algo que vale a pena não só o encontro com os colegas, mas também o aprendizado ao longo desses dez anos. Então, eu desejo que todos cresçam na vida sacerdotal, na vida em santidade aprendendo a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo em diversos modos. Então, que todos se empenhem na formação adequada de si para o bom desenvolvimento da sua vida sacerdotal”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno