Evangelização

Entrevista: A importância de vivenciar a Semana Santa

Reitor do Santuário Basílica, Pe. Edinisio Pereira, fala sobre a participação dos cristãos nas celebrações.

O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 26, exibiu entrevista com o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira. O Missionário Redentorista falou sobre a importância da participação dos cristãos nas celebrações da Semana Santa, vivenciada pela Igreja Católica até o próximo domingo, 1º de abril, o Domingo de Páscoa. (Assista ao vídeo abaixo) 

Talíta Carvalho: O que é a Semana Santa, padre?

Pe. Edinisio Pereira: É o centro da fé cristã. É quando nós revivemos os últimos acontecimentos da vida pública de Jesus e a sua entrada triunfal em Jerusalém, onde acontece todo o episódio da sua Paixão, Morte e Ressurreição. Então, a Semana Santa marca esses acontecimentos que nos preparam para a Páscoa e Ressurreição de Jesus, que consequentemente, é a Ressurreição de todos nós.

Talíta Carvalho: Quais são as celebrações durante a Semana Santa e por que é importante que o cristão participe?

Pe. Edinisio Pereira: Todas as celebrações da Semana Santa, a começar pela Segunda-feira Santa, quando trata-se da Ressurreição de Lázaro; na Terça-feira Santa, a traição e os discípulos conversando com Jesus; na Quarta; Quinta; Sexta; no Sábado Santo e também no Domingo, todas as celebrações tem sempre um cunho e um caráter de forma muito teológico e pedagógico  de maneira que a gente realmente compreenda e entenda todos os passos da vida de Jesus.

Talíta Carvalho: Como deve ser o jejum e a penitência durante a Semana Santa? E fora das celebrações, como o cristão deve vivenciar este período?

Pe. Edinisio Pereira: Aquele que vive o período quaresmal, a Semana Santa, o seu dia a dia torna-se abstinência, entrega, oração, jejum como ato de agradecimento a Deus, de tal maneira que essa pessoa vive no cotidiano, seja na família, no local de trabalho, na sociedade a marca do cristão, a alegria de ser filho de Deus.

Talíta Carvalho: Durante a Semana Santa são dias de muita oração, diante disso, o que o cristão deve levar para si, para a vida após a Semana Santa?

Pe. Edinisio Pereira: O Tríduo Pascal, Quinta, Sexta e Sábado Santo, é imprescindível para o cristão católico de tal modo que celebrar a Ressurreição é celebrar a vida, o desdobramentos de tudo que vivemos até chegar à Ressurreição de Jesus.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno