Alunos participam do projeto Turismo nas Escolas em Trindade

  12 de abril de 2018 • 11h19 • Atualizado em 13/04/2018 • 10h33

O projeto Turismo nas Escolas, realizado nas escolas públicas de Trindade (GO), incentiva a consciência do potencial turístico da Capital da Fé de Goiás aos pequenos trindadenses. As crianças aprendem sobre a história da cidade, e sobre o que ele tem de melhor para oferecer aos romeiros e trindadenses. O Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 12, mostrou algumas ações já realizadas. (Assista ao vídeo abaixo)

Um grupo de 31 crianças participou de um passeio por Trindade guiado pelo historiador Bento Fleury. “A intenção deste projeto é levar para a criança a história desde os primórdios, princípios através de uma palestra nos quartos anos de todas as escolas municipais e, no segundo momento, em cada escola, lavar os alunos de trenzinho para visitar os pontos mostrados historicamente na palestra para que eles tenham identidade, cidadania, possam se sentir trindadenses, principalmente os que moram entre Goiânia e Trindade”, explicou.

Com o apoio da Secretaria de Educação de Trindade, a intenção do projeto é chegar a mais de 400 crianças que integram a rede pública de ensino. O trenzinho passa pelas principais ruas da cidade e as crianças vão conhecendo e aprendendo tudo sobre a Capital da Fé de Goiás. “Estou muito feliz porque eu sempre quis conhecer o centro de Trindade. Chegar lá em casa eu vou contar para o meu pai, minha mãe. Sempre esperei por este dia”, afirmou Nicole Alves Dorneles, 9 anos. A colega Lailyany Santos de Almeida, 9 anos, também estava feliz com o passeio. “Nunca andei de trenzinho e agora eu vou poder conhecer a minha cidade, a história dela”, disse.

Veja também:

Bento Fleury explicou o trajeto percorrido com os alunos: “Primeiramente mostramos os pontos históricos que foram destruídos, o patrimônio das casas que destruídas, as que permaneceram e depois abordamos a questão católica, mostrando os pontos católicos, as igrejas e santuários, depois mostramos os patrimônios artísticos. Por último, passamos pela questão ambiental, mostramos o lago; e passamos pelo Fórum, hospitais”.

Trindade é conhecida mundialmente pela tradição e devoção ao Divino Pai Eterno. Todos os anos a cidade recebe milhares de devotos que chegam para pedir ou agradecer por bênçãos. Durante o projeto, as crianças passam a entender essa grandiosidade católica. “Mostramos a origem da cidade, que é sim religiosa, nasceu da fé. Mostramos que o ponto forte do turismo é a religião, porque ela é a referência da cidade”, completou o historiador.

Dayvid Santos Américo, 9 anos, veio do Maranhão para morar em Trindade. Ele já está na escola e com o projeto pôde conhecer sua nova cidade. “Cheguei tem pouco tempo. Eu não conhecida e agora estou tendo a oportunidade de conhecer tudo”, afirmou.

Magda Batista, superintendente executiva de educação, afirma que o projeto resultará em boas lembranças para as crianças. “Eu fico muito envaidecida pelo conhecimento que é levado à essas crianças, e que a proporção do conhecimento será muito maior, pois ele levará para a família, aos colegas”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Fonte: Afipe

Veja Também