Notícias

Qual o significado das cores que representam o Tempo Litúrgico?

Roxa, vermelha, verde, branca, rosa e preta são as seis cores que marcam os Mistérios celebrados pela Igreja.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_TXT_2014_10_01As vestes litúrgicas possuem cores variadas. Cada uma com seu significado marca os mistérios celebrados em cada missa. O quadro Fique Por Dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 1º de outubro, explicou o significado de cada uma. (Assista ao vídeo abaixo)

“As cores litúrgicas nos ajudam a vivenciar o momento litúrgico em que a Igreja está caminhando. Cada cor tem um sentido que nos ajuda a mostrar o tempo litúrgico que estamos vivendo”, ressaltou o frater Murillo Di Carvalho.

Veja também: 

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_TXT_02_2014_10_01As cores usadas durante as missas representam o Tempo Litúrgico. São seis cores que marcam, durante todo o ano, os diversos momentos vividos pela Igreja. Estas cores foram fixadas em Roma há séculos e, em seguida, os cristãos do mundo inteiro aderiram ao costume.

O frater explicou parte da história: “A cor era vivenciada a partir do imperador romano. Se ele saia para uma guerra, ele ia de vermelho. Se ia para um casamento, de dourado. Então, a Igreja cristianiza um símbolo, e esse símbolo nos ajuda a rezar. Por isso, a gente percebe em cada cor uma distinção diferente, um significado, uma alegria, que nos ajuda a entrar em contato com o mistério da revelação do Cristo para nós”.

O ano litúrgico começa com a cor roxa. Ela marca o início de tudo, é o Tempo do Advento. As outras cores são: a vermelha, verde, branca, rosa e preta. Cada uma representando um momento celebrado pela Igreja, seja alguma festa ou solenidade.

“A vermelha nos mostra o martírio, todas as pessoas que derramaram sangue pela causa da Igreja. É usada também na Sexta-Feira da Paixão, a morte de Cristo, e no Domingo de Ramos. O paramento verde é o mais comum, abrange grande parte do calendário litúrgico e nos mostra a esperança, que nós estamos sempre esperando, algo novo, algo interessante. O branco é a cor mais festiva da Igreja, para grandes momentos de Páscoa, Natal, casamento, batizado, festas de Nossa Senhora, de Nosso Senhor Jesus Cristo. O rosa é usado apenas em dois domingos do ano litúrgico: o quarto domingo da Quaresma e o terceiro domingo do Advento. E por último, uma cor de fato, de luto”, pontuou Fr. Murillo.

Geralmente as estolas trazem a cor que deve ser usada na celebração, mas o altar também pode conter alguns detalhes que remetam à cor litúrgica.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Rejane Martir Viana Santos
    22/8/2022 - 15:32:03

    Muito bom conteúdo aqui postado! Quando tiver novos post’s pode me enviar! Obrigada!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno