Notícias

Secretaria de Saúde de Trindade faz alerta sobre febre amarela

Secretária Gercilene Ferreira fala sobre a importância de manter o cartão de vacinas em dia. Confira!

DESTAQUE_ENTREVISTA_2017_02_20_002A entrevista exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 20, abordou um assunto muito importante: a febre amarela. O bate-papo foi com a secretária de saúde de Trindade (GO), Gercilene Ferreira, que destacou a importância de manter o cartão de vacinação em dia. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Existem casos de febre amarela registrada em Trindade?

Gercilene Ferreira: Aqui em Trindade não temos casos registrados da doença. Nós tivemos uma suspeita em Goiás, na cidade de Piranhas, mas o caso foi descartado.

Douglas Branquinho: Para quem vem de diversos lugares do Brasil, do Norte, Nordeste, a maior parte dos romeiros que visitam Trindade, geralmente é do sudeste e uma grande parte é do sul do Brasil. Qual é a orientação para essas pessoas antes de fazerem essa peregrinação, essa viagem?

Gercilene Ferreira: A orientação para os romeiros e para a população em geral é manter o cartão de vacinação em dia. O cartão é um documento da pessoa e deve ser levado na bolsa, na bagagem a todo tempo; e a atualização da carteira de vacinação é muito importante.

Douglas Branquinho: Como a pessoa deve proceder no caso de não ter um cartão?

Gercilene Ferreira: Essa vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde, e em todas as unidades básicas de saúde. Aqui no município temos algumas cidades em unidades de referência, mas ela é disponibilizada pelo Ministério da Saúde gratuitamente. E o esquema vacinal é o seguinte: A Organização Mundial de Saúde organiza uma dose da vacina e a pessoa está imunizada para o resto da vida. Já o Ministério da Saúde, orienta que seja feito um reforço durante a vida da pessoa. Então, vacinou uma vez, passaram dez anos, é aconselhável vacinal novamente.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2017_02_20_001Douglas Branquinho: Onde está a maior parte dos casos, ocorrências no Brasil?

Gercilene Ferreira: Nós tivemos 195 casos registrados da doença no Brasil. Os casos se concentraram em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Douglas Branquinho: Então, a pessoa que está com a vacina em dia, pode viajar despreocupada?

Gercilene Ferreira: Sem dúvida nenhuma. E aqui em Trindade, nós fizemos o mapeamento e realmente não há caso notificados da doença. Então, as pessoas podem ficar tranquilas, os romeiros podem vir a Trindade, que essa não é uma zona de risco, que estamos de braços abertos para receber.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno