Evangelização

Epifania do Senhor: a manifestação de Deus a todos os povos

Pe. José Willian Barbosa fala sobre o significado e a importância da celebração para os cristãos.

O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 8, exibiu uma entrevista especial com o pároco da Paróquia Menino Jesus, Pe. José Willian Barbosa, que falou sobre a celebração da Epifania do Senhor.  O sacerdote destacou o significado e a importância da data para os cristãos. (Assista ao vídeo abaixo)

Pedro Henrique Rabelo: Padre, o que significa a celebração da Epifania do Senhor?

Pe. José Willian Barbosa: Para nós, cristão do ocidente, o Natal tem dois polos. O dia 25 de dezembro e o 6 de janeiro. A Epifania do Senhor é esse encontro, no linguajar do Papa Francisco, entre os reis pagãos, que vêm adorar ao Senhor em Nazaré ou em Belém, ou um lugar incerto em que eles encontraram o Menino Jesus.

Pedro Henrique Rabelo: Qual é o significado do terno Epifania?

Pe. José Willian Barbosa: Ficou como a manifestação de Deus a todos os povos. O Salmo diz que todos os povos a Terra virão adorar a Deus. Então, o gesto de os magos virem adorar não o Senhor que vai, mas uma dupla manifestação de Deus que vai, se manifesta a todos e os Reis Magos que vêm adorar ao Senhor.

Pedro Henrique Rabelo: Como os fieis podem vivenciar esses momentos na igreja

Pe. José Willian Barbosa: Como para nós o Natal tem dois momentos importantes, o 25 de dezembro e o 6 de janeiro, para levar a compreensão de que é preciso chegar a adoração, o texto de Mateus é muito pedagógico, diz que eles chegaram, encontraram Jesus em casa, então não foi em uma gruta mais, abriram os cofres, ofereceram os presentes: ouro, incenso e mirra, e depois prostraram-se em adoração deitados com a testa no chão. Natal para além do presente e do encontro, o texto e a liturgia nos conduzem para a adoração. Adorar a Deus, nem aos presentes, nem aos magos.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno