Trindade

ROMARIA_2013_TRINDADE_2

Trindade, cidade localizada na Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás, respira o Turismo Religioso. O município, que completa 95 anos em 2015, nasceu e cresce a partir da devoção ao Divino Pai Eterno, que já existe há 175 anos.

Tudo começou por volta de 1840, quando o medalhão de barro, com a Imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, foi encontrado na região de Barro Preto, que só depois passou a se chamar Trindade. Daí em diante, o número de romeiros tem aumentado com o passar dos anos.

De acordo com Censo 2010 do IBGE, Trindade tem pouco mais de 104 mil habitantes. Localizada a cerca de 17 km de Goiânia (GO), a cidade, conhecida como Capital da Fé de Goiás, é um dos importantes pontos de peregrinação do Brasil.

Na época da Romaria do Divino Pai Eterno, dez dias entre junho e julho, Trindade recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas, sendo que em 2014 foram 2,8 milhões. No total do ano, o número de visitantes fica em torno de 4 milhões.

A criação do Projeto de Planejamento Estratégico do Turismo Religioso de Trindade, em 2008, tem ajudado a promover ações para melhorias em hospedagem e alimentação. Atualmente são mais de 100 hotéis e pousadas e cerca de 50 restaurantes.

Pontos_TurIsticos_e_Religiosos3