Pontos Turísticos e Religiosos

Trindade, a Capital da Fé de Goiás, recebe romeiros de todos os cantos do mundo e oferece roteiro turístico religioso que contempla a beleza natural e a força da devoção.

RODOVIA_DOS_ROMEIROS4Cineteatro Afipe

O Cineteatro Afipe é um espaço dedicado à evangelização, cultura e entretenimento. Concebido em arquitetura art déco, o antigo cinema de Trindade (GO) recebeu novo nome, após restauração, reforma e ampliação.

RODOVIA_DOS_ROMEIROS4Rodovia dos Romeiros

Ao longo da GO-060, entre Goiânia e Trindade, devotos caminham por um percurso de cerca de 17 km. Às margens da rodovia, estão 14 painéis duplos, divididos em sete estações, que representam a Via Sacra. As obras foram criadas em 1988 pelo artista plástico Omar Souto.


PROTAL_DA_FEPortal da Fé

Monumento com a Imagem do Divino Pai Eterno e uma cruz com mais de 20 metros de altura, acolhe os devotos logo na entrada da cidade. Muitos fiéis colocam, em sua base, velas com pedidos e intenções.

SANTUARIO_DO_DIVINO_PAI_ETERNOSantuário Basílica do Divino Pai Eterno

De vários pontos da cidade, é possível avistar o templo, que faz parte da história trindadense e chama atenção pela beleza arquitetônica. O Santuário Basílica encanta os devotos com seus belos vitrais, cúpula, capelas, gruta, sala dos milagres e confessionários. Lá as pessoas podem se aproximar da Imagem do Divino Pai Eterno e o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em 1943, foi lançada a pedra fundamental. As celebrações foram iniciadas em 1974, e uma reforma completa foi feita em 1994. Em abril de 2006, a pedido do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, o Papa Bento XVI concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário, sendo a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.


GRUTA_NOSSA_SENHORA_DE_LOURDESGruta de Nossa Senhora de Lourdes

Localizada ao lado do Santuário Basílica, é uma homenagem à Mãe Santíssima, com visitação à Imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Disponibiliza espaço adequado para acendimento de velas e realização de pedidos. Possui ainda uma fonte de água.

IGREJA_MATRIZIgreja Matriz

Em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Igreja Matriz ou Santuário Velho, sendo a sede da Paróquia do Divino Pai Eterno. Além da Imagem do Divino Pai Eterno, a Matriz também abriga um quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e como Patrimônio Cultural Material do Brasil.

VIA_SACRAVia Sacra

O conjunto de 14 estações foi criado pelo artista plástico Elias Santos. As estátuas em tamanho natural retratam o caminho que Cristo percorreu: paixão, morte e ressurreição. Encontra-se ao longo da Av. Constantino Xavier, entre o Santuário Basílica e a Igreja do Santíssimo Redentor.


IGREJA_SANTISSIMO_REDENTORIgreja do Santíssimo Redentor (Padre Pelágio)

Construída numa elevação de terreno, a Igreja acolhe os restos mortais do Padre Pelágio, Missionário Redentorista que desenvolveu importante trabalho religioso e social. Também abriga os túmulos de outros padres da Congregação do Santíssimo Redentor.

NOVO_SANTUARIONovo Santuário

Com o aumento significativo no número de devotos, o Santuário Basílica se tornou pequeno para atender e bem acolher todos que visitam Trindade. Foi iniciada então a construção do Novo Santuário, a cerca de um quilômetro do atual Santuário Basílica, que possibilitará maior conforto, organização, segurança e, principalmente, oração. Ao lado das obras, os devotos encontram uma Capela e um Cruzeiro para observar o andamento das obras e para momentos de reflexão e prece.


CARMELOCarmelo

Inaugurado em junho de 2009, destina-se às Irmãs Carmelitas Descalços, que vivem em clausura na prática da oração. O ambiente de tranquilidade é ideal para quem busca momentos de reflexão. O Carmelo possui pátio externo com fonte, capela pública e três locutórios, por onde se pode conversar com as Irmãs.

VILA_SAO_COTOLENGOVila São Cottolengo

Tida como uma das mais tradicionais entidades filantrópicas do Centro-Oeste, a instituição desenvolve ações sociais voltadas para a saúde, educação, cultura e lazer, promovendo a vida com qualidade à pessoa com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Há mais de 60 anos, é exemplo de caridade e amor ao próximo.


PARQUE_MUNICIPALParque Municipal

Ambiente público criado para descanso, prática esportiva, eventos de grande porte e lazer familiar. Espaço com muito verde, lagos, parquinho infantil e pista para caminhada e passeios de bicicleta. Abriga ainda o Carreiródromo, que é um espaço destinado para o tradicional Desfile de Carros de Bois que ocorre durante a Romaria de Trindade.

MUSEU_DA_MEMORIA_DE_TRINDADEMuseu da Memória de Trindade

O museu foi fundado em 1998 e está instalado em um prédio construído em 1912. O acervo é composto de fotografias de momentos históricos para o município, obras de artistas trindadenses e que retratam os primeiros milagres após a descoberta do medalhão. Objetos antigos e documentos históricos também compõem o acervo.