Notícias

Assembleia da Infância Missionária reflete sobre espiritualidade

Assembleia da Infância Missionária reflete sobre espiritualidade “Que belos os pés dos mensageiros […]

Assembleia

Assembleia da Infância Missionária reflete sobre espiritualidade
“Que belos os pés dos mensageiros de boas notícias”. Foi a partir dessa frase bíblica que padre Jaime Gusberti conduziu uma reflexão sobre a espiritualidade missionária durante a 18ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O encontro, realizado de 5 a 8 de dezembro, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF), reuniu os coordenadores da IAM de todo país para avaliar as atividades do ano e planejar os trabalhos de 2014.

Padre Jaime, que já foi secretário nacional da IAM e há cinco anos trabalha na arquidiocese de Porto Velho (RO), destacou em seu colóquio que o cristão não pode separar a vida da realidade. “Somos filhos deste tempo e existem muitos desafios e ameaças”, afirmou. Por isso, o missionário está atento na contemplação e transformação da realidade. “A espiritualidade missionária nos leva a agir motivados pelo Espírito de Deus. Com isso seremos capazes de ver as ações de Deus no mundo em que vivemos. Não é possível cultivar uma espiritualidade desencarnada da vida e do sofrimento das pessoas”, completou

Avaliação

Durante a Assembleia, a equipe das POM apresentou um resumo dos trabalhos realizados pelas obras pontifícias. O diretor nacional, padre Camilo Pauletti, falou sobre o apoio oferecido aos coordenadores regionais para auxiliar na articulação do trabalho nos estados. “Essa ajuda é apenas um sinal de corresponsabilidade em nível nacional, contudo é importante que todos se empenhem para encontrar recursos a fim desenvolver as obras nas bases”, esclareceu o diretor.

Outro tema tratado foi o da comunicação. Foram apresentadas orientações para que as coordenações da IAM nos estados e dioceses alimentem o Blog Garotada Missionária (http://garotadamissionaria.blogspot.com.br), que deve ser uma referência para a IAM de todo o Brasil.

Liturgia

A programação da Assembleia também incluiu uma formação sobre o Ofício Divino, celebração da Palavra e Eucaristia com crianças. A definição do tema, lema e materiais para a 2ª Jornada Nacional IAM em 2014. A formação foi orientada pelo membro do Nordestão de Liturgia e da Rede Celebra, Danilo Alves da Silva.

O assessor disse que a missão profética da liturgia é mudar a realidade em que vivemos. “Não somos meros espectadores, mas participantes de uma celebração que se vive aqui numa antecipação daquilo que se espera viver no Reino de Deus. Por isso é importante que as crianças sejam envolvidas nos diversos momentos da celebração mediante uma preparação prévia”.

Para o secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, “o objetivo deste estudo é despertar nos coordenadores da IAM o interesse pelo material nessa área para ajudar as crianças na vivência da liturgia. Contudo, precisamos tomar cuidado para não perder o nosso carisma que é a missão além-fronteiras”, observou padre André.

A Assembleia recebeu a visita do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, padre Valdecir Ferreira, e do bispo auxiliar de Brasília e referencial para a missão no Regional Centro Oeste da CNBB, dom Valdir Mamede. O bispo destacou a dimensão missionária da Igreja que vem desde o batismo. “Não se trata de teorias ou ideias, mas de uma experiência com Deus vivo. Nós queremos tornar essa experiência conhecida para mais gente no mundo. Somos chamados para o anúncio e não podemos esmorecer”, afirmou o bispo.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno