Notícias

25 de dezembro: cristãos celebram o nascimento de Jesus

Em entrevista, Missionário Redentorista fala sobre o sentido dessa data.

IMG_5974Nesta quarta-feira, 25 de dezembro, celebramos o nascimento de Jesus Cristo. Em entrevista, o Missionário Redentorista Pe. Idemar Costa fala sobre o sentido desta data para os Cristãos e explica como devemos vivenciar essa época de amor e solidariedade para com o próximo.

Confira a entrevista:

Padre, qual é o motivo de comemorar o Natal, o real sentido desta data?

Pe. Idemar Costa: A sociedade moderna acostumou-se a olhar para o Natal a partir dos enfeites, das luzes e dos presentes, tornando assim o Natal apenas sobre uma perspectiva consumista e comercial. Para a igreja, o verdadeiro sentido do Natal é celebrar o nascimento de Jesus, Ele que vem ao encontro da humanidade trazer o Reino de Deus. Ele, o Messias tão anunciado e esperado agora chega à história humana para trazer a novidade, o amor e os benefícios que Deus tem a oferecer.

O que diz a Bíblia sobre o Natal, padre?

Pe. Idemar Costa: A Bíblia nos aponta uma perspectiva nova. É Deus mesmo que interve diretamente na história. Ao adentrar na história humana, ao se fazer humano como nós, Deus também nos possibilita chegar também ao Divino. Se o Divino vem ao encontro do humano, o humano pode agora, por meio deste Divino, também chegar aos céus, ao coração de Deus. Jesus olha sobretudo para o pequeno, para o pobre, para o desprezado socialmente. Desde o Seu nascimento, Ele nasce no meio dos relegados, dos pobres, dos abandonados.

E como nós, enquanto cristãos, podemos comemorar esta data?

Pe. Idemar Costa: Celebrar primeiro esta presença de Deus entre nós. Eu costumo dizer que é preciso fazer do coração uma manjedoura para a acolher o Menino Jesus, deixar que Ele nasça primeiro em nosso coração, em nossas vidas e que Ele possa nos ajudar a viver o amor, a fraternidade, a solidariedade, em especial com estes pequenos, os desprezados socialmente, os pobres, pois eles precisam do nosso amor, da nossa presença e da nossa caridade. Sejamos este instrumento de Deus, este canal de graça.

Como a Igreja Católica trabalha para que as pessoas não se esqueçam deste real sentido desta época do ano, que é o Natal?

Pe. Idemar Costa: A Igreja insiste a cada ano em celebrar este mistério do Deus que vem. Se olharmos para o período do Advento, as duas primeiras semanas são marcadas pela segunda vida. Na terceira e na quarta, o olhar se volta para a chegada do Menino Deus, o Messias prometido. A Igreja também insiste em ajudar a comunidade humana e os fiéis cristãos a se adentrarem neste mistério do amor, que é o grande desafio da Igreja nos dias de hoje: mostrar os caminhos para irmos ao encontro de Deus, com Deus e deixar que Ele também nos alcance.

Qual a mensagem o senhor deixa para os filhos e filhas do Pai Eterno?

Pe. Idemar Costa: Ir ao encontro de Deus na pessoa do irmão, do pequenino, do pobre, do marginalizado e ir ao encontro daquele que sofre no leito de um hospital, em uma prisão, visitar aquele que de fato necessita. Seja presença de Deus na vida do irmão, daquele que precisa. E que partilhemos, sejamos solidários, que sejamos imbuídos deste espírito que nos leva à abertura plena para Deus e para o irmão. Fiquem na paz do Senhor!

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno