Notícias

João Evangelista: conheça a história do mais jovem apóstolo de Jesus

O Missionário Redentorista Pe. João Otávio Martins falou sobre a missão e as mensagens deixadas pelo apóstolo.

Destaque_EntrevistajvO quadro Entrevista do Programa Pai Eterno, desta sexta-feira, 27, foi especial em celebração ao dia de São João Evangelista. O Missionário Redentorista Pe. João Otávio Martins falou sobre a história, missão e mensagens deixadas pelo mais jovem apóstolo de Jesus. Segundo o padre, João foi o discípulo mais próximo de Jesus. (Veja o vídeo abaixo)

Confira a entrevista:

Talíta Carvalho: Hoje, 27 de dezembro, a Igreja celebra São João Evangelista, ele que foi o mais jovem dos apóstolos de Jesus. É sobre este assunto que eu converso com o Pe. João Otávio Martins. Quem foi São João Evangelista?

Pe. João Otávio: São João Evangelista foi um dos apóstolos chamados por Jesus para segui-lo, para dar continuidade à Sua missão, e segundo a história, ele foi o mais jovem, com 24 anos. Ele seguiu a Jesus e tem uma especificidade diante dos outros discípulos: Mateus, Marcos e Lucas, que são escritores e trazem os Evangelhos chamados sinóticos, que mostram as diferenças e semelhanças sobre a história e a vida de Jesus, a missão de Jesus, enquanto São João Evangelista traz um Evangelho completamente diferente, mostrando e apontando Jesus como Messias, o filho de Deus, trazendo sobretudo o mistério da encarnação. O primeiro capítulo é específico de São João Evangelista, que mostra o nascimento, mostra Jesus como a Palavra do Pai. Jesus veio ao mundo para mostrar a vontade do Pai, para fazer a vontade do Pai e assim, trazer-nos a importância da unidade, aquilo que a Igreja trás como sinal importante de toda a história da Igreja, para viver a comunhão. Jesus é o grande exemplo da comunhão com o Pai Eterno.

Talíta Carvalho: Como Jesus via São João Evangelista?

Pe. João Otávio: Jesus tem um carinho muito especial, trata muito bem todos os discípulos, todos os apóstolos. São João Evangelista é conhecido como aquele que esteve bem próximo de Jesus. Tanto é que é o que estava no momento em que Jesus foi preso, momentos difíceis da vida de Jesus, São João Evangelista estava próximo, inclusive foi ele quem acompanhou Jesus até a cruz e foi ele também quem recebeu a missão de cuidar de Maria.

Talíta Carvalho: Qual foi a mensagem deixada por ele nas obras? O que ele queria passar para os cristãos?

Pe. João Otávio: É o Evangelista que traz ênfase do amor, este amor que leva a fidelidade na prática para amar o próximo. Ele quem diz: “Se você não amar seu próximo, como vai amar a Deus?” . Isso é interessante, pois às vezes ficamos buscando um Deus distante e Deus está aí bem próximo, está no outro, no pobre, no sofredor, no marginalizado e é isso que João ensina a vida toda, até os 94 anos.

Talíta Carvalho: Na Bíblia teria alguma parte especial que o senhor poderia ler sobre o Evangelho de São João? Alguma mensagem que podemos deixar?

Pe. João Otávio: Gosto muito do primeiro capítulo do Evangelho de João que diz: “A Palavra estava voltada para Deus e a Palavra era Deus. Do começo, ela estava voltada para Deus. Tudo foi por meio dela e de tudo que existe nada foi feito sem ela. Nela estava a vida e a vida era a luz dos homens, esta luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la. Apareceu um homem enviado por Deus, que se chama João. Ele veio para testemunhar, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele.” A mensagem fala sobre João Batista, que veio para preparar o caminho de Jesus. João Batista, o último dos profetas e chamado também como “Grande Profeta” por Jesus, ele tem esta incumbência de trazer o Batismo com água e ele mesmo diz: “não sou digno de abaixar e desatar as sandálias Daquele que vem, porque Ele batizará como Espírito Santo.”

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h30. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo site paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno