Notícias

13º Intereclesial debate a realidade dos povos indígenas

Entre os 4 mil participantes do 13º Intereclesial das CEBs em Juazeiro do […]

01 indigenasEntre os 4 mil participantes do 13º Intereclesial das CEBs em Juazeiro do Norte (CE), marcam presença as lideranças indígenas do Brasil que pedem maior agilidade na defesa de seus territórios e a preservação de suas culturas. Então representadas as etnias Pataxó e Pataxó Hã-Hã-Hãe (Bahia), Xukuru-Kariri e Jeripancó (Alagoas), Potiguara (Paraíba), Xavante (Mato Grosso), Pankararú (Pernambuco), Kassupá e Wajoro (Rondônia), Xerente (Tocantins), Nukini e Nawa (Acre), Munduruku e Tembé (Pará), Tremembé e Pitaguari (Ceará).

O tema do 13º Intereclesial “Justiça e Profecia a serviço da Vida” e lema “CEBs romeiras do reino no campo e na cidade”, vem contribuir para reflexões sobre as realidades vividas pelos povos indígenas. Durante a análise de conjuntura social e eclesial, apresentada pelo padre Manfredo Oliveira, Raquel Rigotto e Roberto Malvezzi, na quarta-feira, 8, apareceram como grandes desafios a demarcação, homologação e ocupação das terras indígenas.

O líder do Guarani-Kaiowá, Anastácio Peralta, explica que é preciso valorizar a terra. “A natureza não é pra ser explorada, mas admirada e cuidada. Aprendemos isso dos nossos antepassados e sabemos fazer”, afirmou.

Para o cacique Valério Vera Gonçalves e sua esposa Ana Lúcia, é urgente a necessidade da demarcação. “Queremos a demarcação da nossa terra. Ela é o nosso meio de sobrevivência que Deus deixou pra nós”, comentam. O cacique e pajé que vive com outros 13.500 indígenas na aldeia. Para eles, o apoio da Igreja tem sido fundamental neste debate. “Sentimos o apoio da Igreja que está a favor de nossa luta. Estou feliz por que este encontro das CEBs sempre lembra a demarcação das terras”, destaca Valério.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há 40 anos acompanha e apoia os povos indígenas em todo o Brasil. Essa parceria é reconhecida pelas lideranças que, com a solidariedade de outros aliados retomam suas terras e garantem a preservação de suas culturas.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno