Notícias

Articuladores das CEBs permanecem no Ceará

Após a realização do 13º Intereclesial, articuladores das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) […]

000articulaocebsApós a realização do 13º Intereclesial, articuladores das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) continuam na cidade de Juazeiro do Norte, diocese de Crato (CE), para participar do Encontro de Articulação Latino-americana e Caribenha das Comunidades. O evento teve início ontem, 13, e prosseguirá até sexta-feira, 17. Estão presentes representantes do Brasil, Honduras, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Haiti, República Dominicana, Argentina e Nicarágua, bem como das Filipinas e Áustria.

Segundo a religiosa mexicana, irmã Socorro Martinez, membro da equipe de Articulação Continental, o objetivo da reunião é “fazer uma leitura da realidade social e eclesial para vislumbrar as temáticas, problemáticas e estratégias na caminhada das CEBs”.

Ao visitar o grupo, o bispo da diocese de Crato, dom Fernando Panico, ressaltou que a realização do Intereclesial está se expandindo para toda a América Latina. “Nos enche de alegria e esperança. Que este trabalho dê seus frutos hoje, amanhã e depois”, disse.

Os participantes do encontro também deram seus depoimentos. O equatoriano, padre Pedro Pierre, que acompanha a formação das CEBs, destacou a fraternidade e a comunhão entre os articuladores. “Queremos celebrar todos os esforços das comunidades, os avanços que realizam na Igreja e na sociedade e sobretudo, confirmar o caminho que estão fazendo, esclarecer, discernir e devolver-lhes o que aprendemos aqui para que descubram novos caminhos”.

Já Estela Padilla, que acompanha as CEBs nas Filipinas e na Conferência dos Bispos da Ásia, deseja conhecer mais sobre a caminhada das CEBs na América Latina. “Estou interessada no seu desenvolvimento e nos desafios que enfrentam”, disse aos articuladores presentes na reunião.

O encontro é assessorado pelo sociólogo Pedro Ribeiro e pelo padre Manoel Godoy, que fazem a leitura da realidade. São facilitadores o padre José Marins e a irmã Teolide Trevisan.

Intereclesial

O 13º Intereclesial de CEBs reuniu mais de cinco mil pessoas em Juazeiro do Norte, entre os dias 7 e 11 de janeiro, para refleti sobre o tema “Justiça e Profecia a serviço da vida” e lema “CEBs: romeiras do Reino nas cidades e no campo”.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store