Notícias

Papa destaca a transmissão da fé a partir do Batismo

Papa Francisco reuniu-se com os fiéis na Praça São Pedro nesta quarta-feira, 15, […]

papa_catequese_sacramentosPapa Francisco reuniu-se com os fiéis na Praça São Pedro nesta quarta-feira, 15, para a tradicional audiência geral. Ainda falando sobre o Batismo, como na catequese passada, Francisco destacou que este sacramento torna o homem membro do Corpo de Cristo e do povo de Deus.

O Santo Padre lembrou que da mesma forma como se transmite a vida de geração em geração, assim acontece com a graça transmitida através da fonte batismal.

A partir do exemplo dos discípulos, que com as palavras de Jesus começaram a batizar os povos, até hoje há uma sequência de fé transmitida pelo Batismo. “Como um rio que irriga a terra é assim a graça de Deus, a nossa fé, que devemos transmiti-la às crianças, para que essas, quando adultas, possam transmiti-la a seus filhos”.

É também com este sacramento que o ser humano se torna discípulo missionário, chamado anunciar o Evangelho, explicou o Papa. Segundo ele, a nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos batizados. “O povo de Deus é um povo discípulo, porque recebe a fé, e missionário porque a transmite. E isso faz o Batismo em nós: receber a fé e transmiti-la”.

Outro aspecto destacado por Francisco foi a vida do povo de Deus em uma só comunidade, que experimenta a beleza de partilhar a experiência de um amor que precede a todos. Ao mesmo tempo, disse, esse amor pede para que cada um seja canal de graça para o outro, apesar das limitações e pecados.

Como exemplo, o Pontífice citou a história da comunidade cristã no Japão. Mesmo sob dura perseguição no início do século XVII, quando milhares de fiéis foram assassinados e forçados a viver como clandestinos, a comunidade conservou a fé e a oração, batizando seus filhos em segredo, para continuar transmitindo a fé. Após dois séculos e meio, a Igreja nesse país pôde renascer e estava formada por milhares de fiéis.

“O Batismo os fez se transformarem um só corpo em Cristo. Podemos aprender tanto com esta história”, finalizou.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno