Notícias

Questionário revela dificuldade de portugueses em transmitir a fé

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Morujão, informou que os […]

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Morujão, informou que os resultados do questionário do Vaticano sobre a família indicam, no contexto nacional, que as famílias têm dificuldade em transmitir a fé e até os valores morais. As respostas obtidas em todo o mundo vão ajudar a subsidiar as discussões do próximo Sínodo dos Bispos em outubro deste ano.

“Muitas vezes, endossa-se à escola os valores morais e os princípios éticos, e que a Igreja faça a educação religiosa e catequética, quando o ambiente para transmitir toda a espécie de valores deve ser o da própria família”, referiu o sacerdote.

Em declarações aos jornalistas, padre Manuel saudou a grande adesão que o projeto registrou, com a participação de milhares de pessoas e grupos, mais ou menos ligados à Igreja. Para ele, isso revelou uma preocupação geral em melhorar a família, enquanto um bem de toda a sociedade.

Quase todas as dioceses portuguesas já responderam ao questionário sobre “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Os dados estão sendo trabalhados e resumidos.

“Um grupo de três pessoas do secretariado permanente da CEP vai fazer essa síntese. Esperamos que até o fim do mês possamos ter esse trabalho terminado”, adiantou o porta-voz.

Temas como a “União de pessoas do mesmo sexo”, a “Educação dos filhos no contexto de situações matrimoniais irregulares” e o “Matrimônio segundo a lei natural” também foram incluídos no lote de perguntas remetidas às famílias.

Sobre estas questões, o porta-voz da CEP adiantou que a linha seguida por aqueles que participaram do questionário apontou para a necessidade de uma Igreja mais inclusiva. Isso, porém, mantendo as regras fundamentais, porque, como ressaltou, a Igreja tem o dever de se atualizar, não de se reinventar.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno