Notícias

CNBB lança nota sobre situação carcerária brasileira

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concedeu entrevista coletiva […]

000coletivaA Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concedeu entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira (06), após o final da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). Na ocasião, foi lançada uma campanha de solidariedade ao povo sírio e também foi divulgada uma nota sobre a situação carcerária no Brasil.

Durante a coletiva, em uma parceria com a Cáritas Brasileira, a CNBB lançou a campanha de arredação de fundos para auxiliar os esforços de assistência humanitária à população da Síria, que vive uma situação de guerra civil, desde 2011.

“A solidariedade não tem fronteiras, não tem distinção de pessoas, povos e credos, e a CNBB quer marcar presença por meio da Cáritas nacional como essa campanha em favor do povo sírio”, afirmou o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno.

De acordo com a ONU, mais de 9 milhões de pessoas precisam de ajuda urgente. A campanha conclama que as dioceses, paróquias, comunidades e pessoas de boa vontade realizem coletas de solidariedade em favor do povo sírio. (Veja abaixo como colaborar)

Ainda na coletiva, o bispo-auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, apresentou uma nota, produzida durante o Consep, que manifesta o repúdio à situação carcerária no Brasil. “O modo como nós tratamos as pessoas dentro das prisões exige uma mudança radical e urgente”, afirmou dom Leonardo.

No texto, os bispos afirmam que o modelo prisional atual “produz a desigualdade social, uma das maiores causas da violência”. A nota faz referência aos violentos assassinatos de detentos, ocorridos no Maranhão. “É lamentável que o Estado e a Sociedade só tenham olhos para a situação carcerária quando os presídios são palco de cenas estarrecedoras como as do Maranhão”, diz a mensagem.

 Cáritas

Para doações para a campanha de solidariedade ao povo sírio, as contas disponíveis para depósito são: Banco do Brasil, agência 3475-4, conta corrente 0000-0; Caixa Econômica Federal, agência 1041, conta corrente 000-0, operação 003; Bradesco, agência 0606, conta corrente 00000-0.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno