Notícias

Papa faz oração pela Ucrânia no segundo dia de Consistório

Prossegue nesta sexta-feira o Consistório extraordinário para refletir sobre o tema da família, […]

1_0_774797Prossegue nesta sexta-feira o Consistório extraordinário para refletir sobre o tema da família, em vista do Sínodo de outubro próximo. O Papa Francisco participa das duas sessões previstas na Sala Nova do Sínodo, uma pela manhã e a outra à tarde.

Em sua saudação matutina, o Pontífice manifestou mais uma vez sua preocupação com a violência na Ucrânia.“Gostaria de enviar uma saudação, não somente pessoal mas em nome de todos, aos cardeais ucranianos – o Cardeal [Marian] Jaworski, emérito de L’viv, e o Cardeal [Ljubomyr] Huzar, emérito arcebispo-mor de Kiev – que nesses dias sofrem muito e enfrentam muitas dificuldades em sua pátria.

A seguir, contou aos cardeais presentes que releu a obra do Card. Kasper, definindo-a “uma teologia serena”. “Ontem, antes de dormir, mas não para pegar no sono, li – reli – o trabalho do Card. Kasper e gostaria de lhe agradecer, porque encontrei profunda teologia. É prazeroso ler teologia serena. Encontrei aquilo que Santo Inácio nos dizia, aquele sensus ecclesiae, o amor à Mãe de Deus. Desculpe-me eminência se a faço vergonhar, mas isso se chama ‘fazer teologia de joelhos’.”

No final da sessão vespertina, no estúdio da Sala Paulo VI, o Pontífice recebe a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Dilma já se encontra em Roma, onde esta manhã será recebida pelo Presidente italiano, Giorgio Napolitano. Na pauta do encontro, o comércio bilateral e uma maior colaboração em áreas como a defesa, energia e indústria espacial.

A reunião busca “intensificar o diálogo entre ambos países num momento de grande dinamismo das relações”, foi o que declarou o Subsecretario de Política da chancelaria brasileira, Carlos Antonio Paranhos. A Itália é o oitavo maior parceiro comercial do Brasil.

Paranhos adiantou que, no Vaticano, Dilma abordará com Francisco assuntos como a luta à pobreza. Trata-se do terceiro encontro entre a Presidente brasileira e o Papa. No sábado, ela assistirá na Basílica Vaticana, da cerimônia de criação de 19 cardeais, entre eles o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store