Notícias

Os Exercícios Espirituais do Papa: a primeira vez fora do Vaticano

O Santo Padre Francisco convidou a Cúria Romana para fazer os exercícios espirituais […]

1_0_778316O Santo Padre Francisco convidou a Cúria Romana para fazer os exercícios espirituais da Quaresma, de 9 a 14 de março, na Casa Divino Mestre, dos Paulinos, às margens do lago Albano, a 40 km de Roma.

Todos os anos, o Papa faz um retiro espiritual nesta época. É a primeira vez para o Papa Francisco e seguindo a tradição dos jesuítas, os Exercícios serão fora do lugar onde se vive e trabalha, ou seja, fora do Vaticano. Os Exercícios serão orientados pelo sacerdote romano Angelo De Donatis, da Igreja de São Marcos, no Capitólio, no centro da capital.

Uma cama simples , uma escrivaninha e obviamente, sem TV: assim é o quarto onde Francisco ficará hospedado durante o retiro espiritual.

Uma carta datada de outubro pela Secretaria de Estado, indica que o retiro se realizará “de modo reservado e silencioso, longe dos despachos habituais”. Na Casa de Retiros de Ariccia estarão todos os Prefeitos, Presidentes e Secretários dos Dicastérios da Cúria. Os participantes confirmaram sua presença antes do dia 30 de novembro.

Até este ano, os Exercícios Espirituais se realizavam no Palácio Apostólico e se dirigiam fundamentalmente ao Santo Padre. Os membros da Cúria participavam, pela manhã ou à tarde, mas não necessariamente de modo contínuo.

No ano passado, o retiro de Bento XVI teve a participação dos membros da Cúria na Capela Redemptoris Mater e se encerraram em 23 de fevereiro, no Palácio Apostólico Vaticano, poucos das antes do fim do Pontificado Ratzinger.

 

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store